MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Após Aleam ficar em último lugar na transparência, Cidade critica MPC

Segundo o presidente da Assembleia, o parlamento cumpre com doze itens que não foram considerados no ranking do órgão
Beatriz Araújo – Portal Amazonas1
• Publicado em 31 de agosto de 2021 – 13:21
Foto Hudson Fonseca-Aleam

MANAUS, AM – Após a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) seguir com o pior índice de transparência entre os órgãos estaduais, segundo o Ministério Público de Contas (MPC-AM), o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PP) foi à tribuna na sessão desta terça-feira (31) para afirmar que o levantamento tem diversos equívocos em sua elaboração.

De acordo com o levantamento feito pelo MPC- AM, a Aleam possui uma transparência mediana nas plataformas do órgão. Com um índice de transparência do site alcançando a marca lamentável de 55,27%, o parlamento ficou em último lugar no ranking com um índice “mediano”.

Leia mais: Assembleia segue com o pior índice de transparência, segundo MPC

Em relação ao último levantamento do MPC-AM, a classificação da Assembleia subiu de índice considerando o período de 16 a 26 de fevereiro deste ano, quando o parlamento obteve a classificação de transparência “deficiente”.

Porém, o presidente da Casa, Roberto Cidade, não aceitou o resultado do levantamento e afirmou que o órgão cometeu erros ao elaborar o ranking.

“Hoje eu venho nessa tribuna falar de um tema que tem sido divulgado aí, em relação à transparência da Assembleia. Foi um relatório feito pelo MPCAM, onde diz que a Assembleia tem 55% de transparência. Eu olhei o relatório e detectamos que tem doze itens que a Assembleia já tem no seu portal da Transparência. Hoje eu irei em uma audiência com o procurador João Barroso e com a procuradora que realizou o levantamento, para tentar contestar o levantamento”, disse.

Cidade afirmou, ainda, que a transparência da Aleam segue melhorando e garantiu que esse será o reflexo de seu trabalho na Mesa Diretora.

“Vamos mostrar que a Assembleia já evoluiu muito e vai continuar evoluindo. Isso eu garanto, continuaremos evoluindo enquanto eu estiver na presidência”, garantiu o presidente.

Procurada pela equipe de reportagem, o MPCAM ainda não se pronunciou sobre os supostos erros apresentados por Cidade. O Portal Amazonas1 segue com o espaço aberto para os esclarecimentos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap