Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Após derrota em 2020, Amaurilio Tomaz tem vantagem para a prefeitura de Eirunepé

Tomaz lidera pesquisa eleitoral após ter ficado em segunda posição nas eleições de 2020.

Após derrota em 2020, Amaurilio Tomaz tem vantagem para a prefeitura de Eirunepé

(Foto: Reprodução / Google)

Eirunepé (AM) – Derrotado no pleito de 2020, Amaurilio Tomaz  lidera com vantagem em pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Eirunepé (1.163 quilômetros de Manaus), faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais. O município poderá ganhar uma nova gestão após oito anos de Raylan Barroso (UB).

Com um colégio eleitoral de 20.144 pessoas, o primeiro colocado da Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião é Amaurilio Tomaz com 34,4%. Em 2020, Tomaz (PSC) teve 5.483 votos e foi o principal oponente de Raylan Barroso na época, que teve 9.021 votos e foi reeleito.

Amaurilio possui vantagem para o pleito de 2024, já que o segundo colocado na pesquisa, com 19,7%, é Anderson Pereira, o “Son”, o secretário municipal de obras de Eirunepé.

Além dos dois primeiros colocados, o vereador de Manaus, Elan Alencar (DC), é o terceiro na lista com 10,9%. Seguido dele vem o empresário Sule Francisco Ocimar, com 6,9%, e a primeira-dama do município de Itamarati, a Professora Aurea com 3,6%.

(Foto: Divulgação/Perspectiva)

Rejeição

A vantagem de Amaurilio não é apenas nas intenções votos, mas também no quesito rejeição, já que é terceiro mais rejeitado, com 12%. Porém, seu principal rival possui uma porcentagem menor, na penúltima posição dos rejeitados, com 8,3%.

O possível pré-candidato mais rejeitado é o empresário no ramo da construção civil, Sule, com quase 18%. Em seguida, vem o vereador de Manaus com 15,4%.

(Foto: Divulgação/Perspectiva)

Atuais gestões

Após oito anos da gestão de Raylan Barroso (UB), junto de escândalos políticos, o atual prefeito deixa seu cargo em 2024 com 37,8% de rejeição, com uma aprovação maior de 50%. Raylan virou alvo da Polícia Federal por suspeita de fraudes a licitação, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

No município, a aprovação do governador Wilson Lima (UB) é a maior, com 67,2%. O presidente Lula (PT) também é bem aprovado na área com 62,9%.

(Foto: Divulgação/Perspectiva)

A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0% – isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

LEIA MAIS: