Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Após reviravolta, Aldenor Lima troca comissão de defesa de PcDs por causa animal

Antes, Aldenor Lima estava designado para comandar a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Porém, ele desistiu do cargo para assumir a Comissão da Causa Animal.

Após reviravolta, Aldenor Lima troca comissão de defesa de PcDs por causa animal

(Foto: Antonio Humberto/CMM)

Manaus (AM) – Após perder presidência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o vereador novato Aldenor Lima (União Brasil) assume a presidência da recém-criada Comissão de Proteção e Bem-estar Animal na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Inicialmente, com a distribuição das presidências e vice-presidências na CMM, Aldenor Lima havia sido designado para liderar a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. No entanto, ele perdeu o cargo após a nomeação de Marco Castilhos (União Brasil) para a presidência.

A mudança inesperada entre membros do mesmo partido gerou especulações sobre os motivos da decisão. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Aldenor Lima, acompanhado de Marco Castilhos, esclareceu que a alteração foi determinada pela liderança do União Brasil.

 

Agora, com a presidência de uma comissão alinhada a uma de suas principais bandeiras políticas, que ajudou a garantir sua eleição na CMM em 2024, Aldenor Lima demonstrou satisfação com sua nomeação.

“Após quase 192 anos da criação da Câmara Municipal de Manaus, foi instituída a Comissão de Proteção e Bem-estar Animal – COMPETS, que tem como objetivo conscientizar, fiscalizar e ampliar as políticas públicas para os animais na capital. Como presidente desta comissão, é uma honra estar à frente da causa que me trouxe até aqui. Vou seguir trabalhando para reforçar minha responsabilidade com a proteção e o bem-estar dos animais de Manaus”, declarou Lima.

O vice-presidente da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal é o vereador Kennedy Marques, defensor da causa animal, que anteriormente era o único representante do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sem cargo de presidência ou vice-presidência em comissões.

apos-perder-comissao-aldenor-l

Mesmo contando com um vereador a menos do que a bancada do Avante na CMM, o União Brasil, agora, se iguala ao partido em número de Comissões Técnicas presididas na Casa.

Atualmente, os dois partidos com maior representatividade na CMM possuem quatro presidências de comissões técnicas cada. O que diferencia o Avante do União Brasil é que, além de ter um vereador signatário como presidente do biênio 2025/2026, também detém a presidência da Comissão Especial de Comendas.

 

LEIA MAIS: