Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Aprovado PL que destina madeira apreendida para construção de casas populares

A destinação será feita após avaliação técnica de possibilidade de uso, bem como da formalização dos projetos de construção das moradias.

Aprovado PL que destina madeira apreendida para construção de casas populares

Madeiras apreendidas em uma ação da PF na região Norte. (Foto: Divulgação / Exército Brasileiro)

Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira(5), o Projeto de Lei n° 94/2022 que destina parte da madeira apreendida pela fiscalização ambiental no âmbito do Estado do Amazonas, para construção de habitações populares. A iniciativa é de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos).

Segundo o levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o déficit habitacional do Amazonas é de 25%. Uma taxa muito acima da média nacional, que é de 9,4%.

A proposta tem como base a Constituição Federal de 1988, que compete à União, Estados, Distrito Federal e Municípios Estados, a obrigação de proteger, conservar e legislar sobre responsabilidade por dano ao meio ambiente, pela preservação das florestas, da caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais.

Além de responsabilidades por danos ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Conforme o PL, a destinação da madeira para a construção das casas será feita após avaliação da técnica da sua possibilidade de uso, bem como da formalização dos projetos de construção das moradias.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: