Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Aproximação entre Alessandra Campêlo e Amom Mandel pode ser ‘jogo de interesse’

A aproximação dos dois políticos tem movimentado os bastidores da política, pois em uma eventual chapa para disputar a Prefeitura de Manaus, eles podem colocar em risco os planos de reeleição do prefeito David Almeida em 2024.

Aproximação entre Alessandra Campêlo e Amom Mandel pode ser ‘jogo de interesse’

Amom Mandel e Alessandra Campêlo (Foto: Facebook)

Manaus (AM) –  Dois políticos com grande potencial de votos, Alessandra Campêlo (Pode) e Amom Mandel (Cidadania) foram fotografados juntos, na tarde dessa terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A aproximação dos dois gera burburinho nos bastidores da política amazonense, isso porque, numa possível formação de chapa para disputar a Prefeitura de Manaus, ambos têm poder de fogo para arrastar uma votação expressiva em 2024.

Tanto Alessandra quanto Amom fizeram questão de registrar o encontro em suas redes sociais. A deputada escreveu que o encontro foi para debater pautas como violência contra a mulher, garantia de direitos, combate à pobreza menstrual, entre outros assuntos defendidos por ela na Casa Legislativa.

“A defesa dessa causa nos une, pois temos o mesmo sonho: construir uma cidade, um estado e um país onde as mulheres possam viver livres, seguras e em paz”, escreveu a deputada.

Conforme o analista político Carlos Santiago, o diálogo entre parlamentares é normal e necessário para que haja produção de políticas públicas para benefício da população do estado e de união de esforços.

No entanto, segundo o especialista, quando se trata de um período pré-eleitoral, em que ambos já se colocaram como possíveis nomes para a disputa do ano que vem, essa “aproximação” pode ser também de “interesse”.

“Há um ambiente pré-eleitoral e ambos já se colocaram como uns dos possíveis nomes para que a sociedade faça uma avaliação […]. É normal que haja uma aproximação para, quem sabe, no futuro, haja um interesse de composição eleitoral. Tudo, nesse momento, em termo de diálogo e aproximação, acaba ensejando rumores que podem se concretizar ou não”, ressalta Santiago. 

Interesse

A deputada Alessandra Campêlo, que está em seu terceiro mandato na Aleam, confirmou recentemente ao Portal AM1 que colocou seu nome à disposição do partido para se candidatar no pleito de 2024. Inclusive, afirmou também que já sinalizou ao governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), sua pretensão em disputar as eleições.

Amom vem de uma expressiva votação no Estado e foi, proporcionalmente, o deputado federal mais votado do Brasil, com 288.555 votos nas eleições de 2022. Embora nunca tenha dito, já é um dos nomes mais cotados para ser adversário político contra o atual prefeito, David Almeida (Avante), no pleito do ano que vem.

Tanto Alessandra quanto Amom podem ter apoio de Wilson Lima, caso se concretize a chapa e as possíveis candidaturas, pois Campêlo é da base aliada do governador dentro da Aleam. Amom, por sua vez, já esteve em vários eventos junto ao chefe do Executivo estadual – o que daria mais força à dupla.

“O ânimo de Amom e Alessandra Campêlo é de ir muito além de um cargo no Legislativo. Eles buscam também se viabilizarem em um cargo majoritário e estão buscando seus espaços”, destacou o especialista.