Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cultura

Ateliê promove colônia de férias para crianças em Manaus

As atividades são realizadas na Escola de Equitação Nissim Pazuello para crianças a partir dos 4 anos

Ateliê promove colônia de férias para crianças em Manaus

Crianças se divertem com diversas brincadeiras (Foto: Divulgação/AtêliRê)

MANAUS- O AteliRê Criando e Brincando iniciou no dia 5 de dezembro uma colônia de férias com programação exclusiva para as crianças brincarem, interagirem e se divertirem à beça e, ao mesmo tempo, com segurança, e supervisão de uma equipe para recebê-los.

A colônia aconteceu até o dia 9, porém, a pedido dos pais, se estendeu e já está na segunda semana. Ela é realizada de segunda a sexta-feira, de 13:30 às 17h. A colônia é realizada na Escola de Equitação Nissim Pazuello da hípica, localizada na rua Fortaleza, nº 200 – Adrianópolis, zona sul.

O nome AteliRê se refere ao nome da proprietária do ateliê, Rejane Melo, que iniciou os trabalhos há 8 anos, mas na hípica, o projeto começou há 7 anos.

Leia mais: Manhã Cultural tem programação voltada para as crianças neste sábado

A idade para participar da colônia de férias é para crianças a partir dos 4 aos 10 anos de idade, porém crianças de 2 anos já estiveram na colônia.

Programação

Na programação, há as oficinas de artes, onde a cada dia, a equipe de monitores do AteliRê apresenta às crianças, artes diferentes, como por exemplo, artesanato feito com garrafas e copo plástico.

Na Colônia, há também brincadeiras de pedrinhas, pula corda, queimada, amarelinha, jogos para socialização e o passeio a cavalo, no qual eles também alimentam e dão banho no cavalo na Escola de Equitação – uma parceria com o AteliRê. As crianças têm, ainda, o contato com o coelho, a tartaruga, o porquinho-da-índia e outros animais.

Há o Camping Colors, que é uma espécie de ‘minicolônia’, sucederá após terminar a colônia de férias, onde as crianças participam de uma “Guerra das Cores’ e também há brincadeiras, jogos, equitação; guerra dos balões e outros. Depois as crianças ficam ao redor de uma fogueira assando marshmallow. A programação começa normalmente às 15h e finaliza às 18h.

Leia mais: Artista plástica se reinventa em ateliê infantil e leva obras de crianças para fora de Manaus

E para quem quer manter os pequenos longe das telas de celulares e computadores, fazendo-os viver a realidade, o valor da colônia de férias é de R$ 300.

A pequena Marcela falou das atividades que faz no AteliRê e na hípica e disse o que mais gosta de fazer.

“Eu ando de cavalo, eu brinco e me divirto com todos os meus amigos. E gosto muito de andar de cavalo e pintar”, contou.

Marcela Rejane, de 8 anos, é uma das crianças que participa da colônia de férias (Foto: Rejane Melo)

Importância da equitação

A instrutora de equitação, Tammy Repolho, explicou a importância da equitação para os adultos, mas principalmente para as crianças. De como o esporte contribui para o desenvolvimento.

Segundo Tammy, a equitação traz um desenvolvimento completo ao ser humano.

“Quando você trabalha o físico do corpo, a mente, você trabalha a cognição. Trabalha também aquele momento de ansiedade, de relaxar. Dependendo do projeto que a pessoa esteja trabalhando no cavalo, a pessoa pode trabalhar várias frentes.”

“A criança será aprimorada e desenvolvida. Nós temos essa parte voltada para o desenvolvimento neuropsicomotor. Então, uma criança, quanto mais estímulo você dá, maior vai ser o desenvolvimento dela.”

”Nos deparamos com o trabalho da lateralidade, que é o que é direita e o que é esquerda, o equilíbrio igual dos dois hemisférios, porque às vezes, nós temos uma facilidade de ir para um lado não tão dominante. E é trabalhado os dois lados.’

”E a cavalo, uma movimentação do corpo muito similar ao andar do ser humano, mas a pessoa tem um volume maior de estímulos, que parece que a pessoa está parada, mas ao mesmo tempo está em movimento para ambos os lados, para cima e para baixo e para frente e para trás.”

”Então, a equitação traz uma proposta de aceleração da velocidade de raciocínio cerebral, porque a pessoa tem que resolver tudo mais rápido.”

”Se a pessoa precisa de uma terapia, a equitação trabalha a ansiedade, o relaxamento. Se precisar melhorar a parte física do corpo, trabalha o corpo de uma forma completa. E com relação à mente e ao espírito, faz um bem enorme.”