Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

Áudio de Mayra Pinheiro criticando Fiocruz é apresentado na CPI

'Tudo deles envolve LGBTI, eles têm um pênis na porta da Fiocruz [...] as salas são figurinhas do 'Lula livre', 'Marielle vive', disse a secretária em áudio

Áudio de Mayra Pinheiro criticando Fiocruz é apresentado na CPI

Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – Durante o depoimento na CPI da Pandemia, nesta terça-feira (25), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, exibiu um áudio da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, em que ela faz duras críticas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em uma das falas, ela relatou que havia um pênis na entrada da instituição.

Na audiência, Randolfe questionou a secretária em relação à instituição. Ela afirmou que a Fiocruz é uma instituição de excelência e que tem um papel fundamental na vacinação contra a covid-19. A Fundação produz a vacina AstraZeneca/Oxford, um dos imunizantes utilizados no Brasil.

Leia mais: Mayra Pinheiro diz que não previu falta de oxigênio em Manaus

Após a fala de Mayra, o vice-presidente da CPI apresentou o áudio na audiência. “A Fiocruz é um órgão ligado ao Ministério da Saúde, que é mantida com recursos do Ministério da Saúde, e trabalha contra todas as políticas que são contrárias à pauta deles de minorias. Tudo deles envolve LGBTI, eles têm um pênis na porta da Fiocruz, todos os tapetes das portas são a figura do Che Guevara, as salas são figurinhas do ‘Lula livre’, ‘Marielle vive'”, disse a secretária no arquivo.

Questionada sobre o posicionamento, Mayra contou que o áudio foi enviado para um colega antes de ser nomeada como secretária do Ministério da Saúde. No entanto, ela disse que, na época, a fala dela era uma constatação dos fatos.

“Existia um objeto inflável em comemoração a uma campanha na porta da entidade”, questionou Randolfe, sobre o suposto pênis na porta da Fiocruz.

O áudio assustou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), que perguntou se a palavra dita pela secretária era “tênis”.

 

(*) Com informações do Uol