Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Bancada do AM deve apoiar deputado de Roraima para vaga no TCU

Parlamentares afirmam que a tendência é que a maioria apoie Jhonatan de Jesus para o TCU, pela proximidade com o Amazonas

Bancada do AM deve apoiar deputado de Roraima para vaga no TCU

Deputado federal Jhonatan de Jesus (Foto: Divulgação/Republicanos)

BRASÍLIA – A proximidade regional do deputado Jhonatan de Jesus, do Republicanos de Roraima, deve pesar para a bancada federal do Amazonas na eleição para o Tribunal de Contas da União (TCU).

No próximo dia 2 de fevereiro, os deputados federais vão indicar um parlamentar da Câmara para ser ministro no órgão federal.

Conforme o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), ainda não houve nenhum alinhamento entre os parlamentares do estado. Contudo, ele acredita que a tendência é que a maioria apoie o deputado de Roraima, que pode vir a contribuir com a região.

“A gente têm a oportunidade de ter um ministro da região norte no TCU. Ele é deputado federal de Roraima, tem conhecimento da nossa realidade. Entendo que é um conquista. Representaria não só Roraima, mas o Amapá, Acre, Amazonas…”, afirmou Sidney Leite.

De acordo com F. de São Paulo, a indicação de Jhonatan de Jesus já teve a sinalização de que os líderes do MDB, PSD, PSB, PV, PCdoB, Solidariedade, Podemos, PSDB, União Brasil, PDT, Cidadania, Avante, PTB e PP devem assinar um documento validando o parlamentar como o nome escolhido pelo conjunto dos partidos. Eles ainda negociam com o PT.

A sigla que deve ficar de fora desse acordo é o PL. O partido vai manter a candidatura de Soraya Santos (RJ). Contudo, até mesmo um dos nomes da legenda no Amazonas, o deputado Alberto Neto (PL), ainda não deu como certo o apoio a Soraya.

Ao Portal AM1, ele afirmou que tem uma proximidade grande com Jhonatan e que ele “tem laços com o Amazonas”. Até o ano passado, Alberto Neto era do mesmo partido do deputado de Roraima.

“A bancada tem a tendência a votar nele porque ele é do Norte, pela sua proximidade, mas ainda não posso falar com a bancada”, afirmou. O deputado frisou que o assunto ainda está sendo discutido.

Zona Franca

Ao mesmo tempo, a bancada do Amazonas vem buscando apoio para manter os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). O modelo pode ser afetado com a reforma tributária.

Como o TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional a acompanhar a execução orçamentária e financeira do país , pode contribuir para a manutenção do modelo econômico.

Eleição

A Câmara dos Deputados vai escolher o novo ministro do TCU na próxima quinta-feira (2), um dia após a eleição da nova direção da Casa.

O TCU é composto por nove ministros – seis são de indicações do Congresso, sendo três da Câmara e três do Senado. O presidente da República também tem direito a indicar três ministros.

O novo integrante da Corte ocupará a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que deixou a Corte em julho do ano passado. A Câmara havia escolhido Arraes para a vaga em 2011.

LEIA MAIS: