Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Bancada federal do AM se reúne com entidades em ato a favor da ZFM em Brasília

A reunião foi convocada após os decretos do presidente Jair Bolsonaro, sobre a redução do IPI

Bancada federal do AM se reúne com entidades em ato a favor da ZFM em Brasília

Foto: Reprodução

Manaus – Em mais um movimento para defender a Zona Franca de Manaus (ZFM), a bancada federal do Amazonas se reuniu em Brasília com lideranças políticas, empresariais, trabalhadores e entidades como Ordem dos Advogados do Brasil e Universidade do Estado do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (11).

A reunião foi convocada após os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre a redução do Imposto sobe Produtos Industrializados (IPI). Sendo o personagem principal da bancada, o senador Omar Aziz (PSD) afirmou no encontro que os parlamentares vão lutar para garantir os empregos dos amazoneses.

Leia mais: Senador Omar lidera reunião sobre ZFM: ‘o que prejudica uma nação é pitaqueiro dando pitaco’

“Acredito que essa reunião, no entendimento das dificuldades regionais que nós temos, não temos outra alternativa se não nos proteger de alguma forma para garantir os empregos do estado do Amazonas”, disse.

Segundo o senador, ele esteve em todas as interlocuções com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tentar reverter a situação, e que nos diálogos, o ministro garantiu que os produtos da Zona Franca seriam excepcionalizados.

O senador ainda comentou sobre os encontros das autoridades do Amazonas, acompanhados de apoiadores de Bolsonaro, com o presidente da República, em que tentavam buscar soluções para reverter o decreto que prejudica a ZFM, mas, no dia seguinte, outro decreto era publicado.

Leia mais: IPI: Bolsonaristas Alberto Neto e Delegado Pablo são cobrados após decisão de Moraes pela ZFM

“Aquele pessoal lá que ficam bajulando o presidente, ele literalmente disse que ia resolver o problema da Zona Franca. Por duas vezes ele disse isso e no dia seguinte se editou um novo decreto”, disse Omar Aziz. “Não vejo a política econômica do Brasil indo para um lugar correto, e não é através da destruição de um estado todo que vamos conseguir”, continuou.

Na última semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os decretos que prejudicam a Zona Franca de Manaus liminarmente. A suspensão atende pedido da bancada do Amazonas e foi uma resposta à ação do Partido Solidariedade, por iniciativa do grupo de senadores e deputados do Estado.