Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Bolsonaro defende parceria com país estrangeiro para explorar Amazônia

Não é a primeira vez que o presidente se mostra interessado em abrir Amazônia para exploração. Em abril, ele revelou uma conversa com EUA

Bolsonaro defende parceria com país estrangeiro para explorar Amazônia

Wilson Lima, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes na reunião do CAS. (Foto: Thaise Rocha)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a manifestar o desejo de fechar parcerias com países estrangeiros para exploração da Região Amazônica. A declaração foi dada durante abertura da 287ª Reunião Ordinária do Conselho da Suframa (CAS), realizada na última quinta-feira,25.

Em seu discurso, Bolsonaro exaltou as riquezas naturais da região e se direcionou ao ministro da economia, Paulo Guedes, para declarar que a Amazônia pode ser o marco econômico do Brasil.

Veja também: Bolsonaro quer abrir Região Amazônica para Trump Explorar

Bolsonaro volta a exaltar Castelo Branco e diz que Amazônia ‘é riqueza’

“Essa região tem tudo para ser, prezado Paulo Guedes, o marco econômico de nosso Brasil. Ninguém tem, como disseram aqui, o que nós temos em subsolo. Aqui na foz do Rio Madeira, nós temos uma área riquíssima para potássio e vale a pena aqui. Quando era deputado, não poderia falar porque as informações que obtive eram confidenciais. Como presidente, como agora sou dono desse carimbo, posso falar”, disse.

O presidente disse ainda que o Brasil não pode viver apenas de “commodities” e que é possível agregar valos aos bens naturais da região.

“A nossa Amazônia é exuberante. Temos tudo aqui. Além do subsolo, como disseram, a biodiversidade, tenho mostrado, falado para o mundo, que qualquer país que por ventura queira em parceria explorar a nossa biodiversidade, estamos prontos para conversar com esses países. Eu falo em parcerias, porque quero agregar valor àquilo que nós temos. E a Zona Franca de Manaus é importante nessa, se Deus quiser, futura parceria para o bem-estar do nosso querido Brasil”, declarou.

Essa é a segunda vez que o presidente se mostra interessado em explorar a região Amazônica em conjunto com outro país estrangeiro. Em abril deste ano, Bolsonaro disse à Jovem Pan que conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre abrir a área para exploração em parceria com o país.

Primeira reunião do CAS aprovou R$ 652 milhões em investimentos

A 287ª reunião do CAS aprovou 87 projetos industriais e de serviços, sendo 26 de implantação e 61 de atualização, apliação e diversificiação, que totalizam USS 651,99 milhões em investimentos. A previsão é que 3.415 empregos sejam gerados nos próximos três anos, no Polo Industrial de Manaus.