MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Bolsonaro protocola pedido de impeachment de Moraes no Senado

Presidente prometeu que entraria com pedido de impeachment de Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso ainda nesta semana
Lucas Rodrigues – Portal AM1
• Publicado em 20 de agosto de 2021 – 18:20
Impeachment
Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) protocolou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Senado. O pedido chegou à casa no fim da tarde desta sexta-feira (20).

O pedido de impeachment de Moraes foi prometido pelo presidente no último sábado (14), em sua conta no Twitter. Na ocasião, Bolsonaro disse que tanto Alexandre de Moraes como Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teriam extrapolado os limites da Constituição Federal.

“Desde há muito, os ministros Moraes e Barroso extrapolaram com atos os limites constitucionais. (…) Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o Sr. Alexandre de Moraes declarou: “reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição, e minha devoção com as LIBERDADES INDIVIDUAIS”, escreveu o presidente, em sua conta no Twitter.

Leia mais: Impeachment de membros do STF e de Bolsonaro não é ‘recomendável’, diz Pacheco

Mesmo tendo prometido que também pediria o impeachment de Barroso, o pedido contra o ministro não chegou ao Senado. Cabe agora ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abertura do processo contra Moraes. Analistas acreditam, no entanto, que o gesto ficará apenas no gesto, sem ir adiante.

Crise agravada

Com a chegada do pedido ao Senado, a crise institucional entre Bolsonaro, Moraes e Barroso acaba se agravando ainda mais. Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do cantor Sérgio Reis e do deputado federal Otoni de Paula, a mando de Moraes.

Também nesta sexta-feira, Bolsonaro entrou com uma ação no STF questionando a legalidade das decisões no chamado “inquérito das fake news”, dirigido por Moraes. Segundo o presidente, os atos processuais estariam contrariando as liberdades individuais e os princípios constitucionais.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap