Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Braga discursa na CPI e diz que “não há desculpa” para falta de vacinas no Brasil

Após ser ironizado por Flavio Bolsonaro, Eduardo Braga afirma que a CPI precisa abrir a caixa-preta das ações do Governo Federal

Braga discursa na CPI e diz que “não há desculpa” para falta de vacinas no Brasil

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF –  O  senador Eduardo Braga (MDB) fez seu primeiro discurso nesta terça-feira logo após a eleição de Omar Aziz para a presidência da CPI, e disse que como membro da Comissão precisa “dar respostas aos brasileiros” sobre o que chamou de “mortes galopantes” por conta do coronavírus. “A tragédia que vivemos no Brasil é uma tragédia mais que anunciada. Não há justificativa para falta de insumos. Nada se compara ao erro primário da falta de programação e disposição e espírito publico na compra de vacinas. No mundo inteiro a descoberta da vacina fez com o que o medo desse lugar à esperança, No Brasil, onde a  Ciência foi atropelada pela desinformação, negacionismo, irresponsabilidade, o Governo se negou a planejar e negociar antecipadamente a compra de imunizantes. Não há justificativa para recusa de 70 milhões de doses oferecidas pela Pfizer. Estamos colhendo o que plantamos.”

Leia mais: Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid: ‘Não podemos proteger ninguém que falhou’

Braga, que foi atacado por Flavio Bolsoanro por escolher os membros da CPI sem consultar a bancada, disse que o Brasil perdeu o rumo e não teve comando nas ações.  “Brasileiros e brasileiras se sentem perdidos, profissionais de saúde desnorteados. São erros que precisam ser esclarecidos.” O senador lembrou das falhas da diplomacia na negociação de insumos e garantiu que a prioridade será apontar caminhos. “A CPI precisa ter compromisso com a verdade.”