Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Braga é único senador do AM a faltar em posse de Pauderney na Sedecti

A solenidade de posse de Pauderney contou com a presença de diversas autoridades, como os senadores Omar Aziz e Plínio Valério

Braga é único senador do AM a faltar em posse de Pauderney na Sedecti

Solenidade de posse do novo titular da Sedecti, Pauderney Avelino (Foto: Reprodução/Facebook)

MANAUS – O ex-deputado federal Pauderney Avelino tomou posse como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) nesta segunda-feira (23). Dos senadores do Amazonas, apenas Eduardo Braga (MDB) não esteve presente na solenidade.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), assinou o termo de posse diante de várias autoridades. Estiveram presentes os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério, além do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o vice-prefeito Marcos Rotta (PP).

A reportagem solicitou resposta de Eduardo Braga, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

O senador emedebista concorreu ao governo do Amazonas contra Wilson Lima nas últimas eleições, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas, desde a derrota, não mostrou forças nas articulações em Brasília.

Defesa da ZFM

Em seu discurso, Pauderney Avelino disse que dará continuidade aos projetos estruturantes da pasta e agradeceu ao governador pela nomeação. Ademais, o novo secretário ainda destacou a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) como prioridade.

Ao citar a possível aprovação da reforma tributária ainda este ano, o secretário disse que o Amazonas não terá “vida fácil pela frente, pelas discussões que se aproximam”.

Contudo, ele voltou a afirmar que, em conversa com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), recebeu a garantia de que o modelo econômico será preservado.

“O ministro assegurou que sabe que a ZFM permitiu a criação de um conglomerado de indústrias que só agregam valor ao país e, portanto, a recomendação é que discussão da reforma tributária não coloque em risco a competitividade dessa indústria”, afirmou Pauderney.

LEIA MAIS: