Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cenário

Wilson Lima ‘investe’ em jogo político e técnico ao colocar Pauderney na Sedecti

Derrotado no último pleito, Pauderney retorna ao governo sob grande expectativa, sobretudo da classe industrial

Wilson Lima ‘investe’ em jogo político e técnico ao colocar Pauderney na Sedecti

O ex-deputado federal Pauderney Avelino (Foto: Divulgação/Semed)

O ex-deputado federal e ex-titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, assume, a partir desta sexta-feira (20), o comando da  Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), antiga pasta de Planejamento do Estado.

Pauderney substitui o ex-prefeito de Manacapuru, Angelus Figueira, que exercia o cargo desde abril de 2022. No final da manhã desta quarta-feira (18), ele já participava de uma reunião com servidores da secretaria.

A entrada de Pauderney na gestão estadual fortalece a base política e técnica do governador Wilson Lima (União Brasil).

Analistas políticos avaliam que, ao assumir a pasta, o ex-parlamentar sana as dificuldades políticas e técnicas que vinham rondando o governador para a indicação de um nome para ela.

O problema de ordem política fica resolvido com Pauderney à frente da Sedecti porque, agora, Wilson tem o presidente do seu partido no primeiro escalão do governo.

Pauderney também é visto como solução no cargo devido à expertise em articular pautas importantes, como as que estão em discussão: redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); revisão do Imposto de Renda para pessoas jurídicas; reforma tributária; dentre outras pautas.

Os analistas indicam que a experiência de Pauderney pode trazer resultados positivos ao Governo Wilson Lima num momento em que o presidente Lula fala em reindustrializar o país.

Esta não é a primeira vez que Pauderney integra o time do atual governador. No começo da gestão do primeiro mandato, em 2019, Wilson o nomeou como representante do Amazonas em São Paulo.

Derrotado no último pleito, quando obteve 52.014 votos disputando uma vaga para a Câmara Federal, Pauderney retorna ao governo sob grande expectativa, sobretudo da classe industrial.

A nomeação de Pauderney deve acontecer até sexta-feira (20).

LEIA MAIS: