Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Brasil registra 1,5 mil municípios em situação de emergência

Decreto possibilita destinação de verbas federais às áreas afetadas

Brasil registra 1,5 mil municípios em situação de emergência

(Foto: Pedro Devani / SECOM)

O Brasil passou a registrar 1.532 municípios em situação de emergência devido a desastres causados por chuvas e estiagem. O número foi alcançado nessa segunda-feira (27) com o reconhecimento de mais 46 cidades nestas situações.

Com a homologação da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A estiagem está afetando municípios localizados na Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além de Quixeramobim, no Ceará.

Chuvas intensas atingiram recentemente as cidades de Alagoinhas (BA), Missão Velha (CE), São Luis Gonzaga (MA), Miranda (MT), Pirapora (MG) e Cunha (SP).

No Maranhão, Conceição do Lago-Açu e São Benedito do Rio Preto registraram inundações e enxurradas.

Acre e Amazonas

No domingo (26), os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram Rio Branco e garantiram que o governo federal destinará recursos à região após os estragos causados pelas chuvas que afetam o Acre.

Mais de 32 mil pessoas foram afetadas até o momento pela cheia do Rio Acre, sendo que 2,5 mil estão desabrigadas ou desalojadas. A medição do nível do Rio Acre chagou a marcar 16,37 metros, acima do patamar de transbordamento, que é de 14 metros, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil municipal.

Após visitarem o Acre, os ministros também estiveram em Manaus, onde uma sequência de chuvas já causou a morte de oito pessoas. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou, na quinta-feira (16), o repasse de R$ 979 mil para as ações de combate às fortes chuvas que vêm assolando a capital. A portaria foi publicada nessa sexta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU).

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: