Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

Comunidade Sharp tem cenário caótico um dia após chuva em Manaus

Segundo a prefeitura, 172 famílias foram abrigadas em duas escolas municipais.

Comunidade Sharp tem cenário caótico um dia após chuva em Manaus

Barranco deslizou atingindo casas na Comunidade Sharp (Foto: Del Lima/Portal AM1)

Manaus (AM) A Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus, amanheceu com um cenário caótico na manhã deste domingo (26), um dia após as fortes chuvas que atingiram a cidade.

No local, foram encontrados alguns moradores retirando as madeiras da casa que foi atingida após a escada desabar. Os móveis e eletrodomésticos estão espalhados no barro após o grande volume de água atingir a cidade neste fim de semana.

Marceneiro Vicente Pinho ajudou a resgatar crianças nos escombros (Foto: Del Lima/Portal AM1)

Segundo o marceneiro Vicente Pinho, de 46 anos, morador da comunidade, no momento do desabamento do barranco foi um desespero.

“Cheguei em casa, entrei no meu quarto, mas em seguida a minha mãe me chamou para ajudar uma família. Ela disse: ‘meu filho, acode o pessoal que tá morrendo lá. A terra já até levou o rapazinho por cima da casa. Cheguei lá, já estava só a esposa dele. Foi a hora que eu olhei a casa da criança, e a mulher estava gritando que os filhos dela estavam sofrendo. O marido dela estava trabalhando e foi na hora que eu pulei a janela e peguei a criancinha, levei lá ‘pra’ [sic] casa; quando voltei já estava tudo alagado”, disse o marceneiro.

O morador disse, ainda, que com a ajuda de outro homem, conseguiu dar a volta e resgatas as outras vítimas. “Nós ‘arrobemos’ [sic] a porta, ‘peguemos’ [sic] as crianças e ‘levemos’ [sic]”, disse.

Segundo informações repassadas pelo Estado, até o momento, as famílias estão recebendo atendimento médico, doações de alimentos, roupas e colchões.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando o atendimento médico, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) está responsável pelas famílias que estão cadastradas pelo programa do Prosamim que foram afetadas pelas chuvas.

Ainda segundo informações, o governador Wilson Lima solicitou urgência no pagamento dessas famílias para que sejam retiradas das áreas de risco.

Nesse sábado (24), aproximadamente 125 famílias da Comunidade da Sharp e de Manaus 2 mil terão prioridade no processo de assentamento.

A Prefeitura de Manaus informou que duas escolas da rede municipal foram disponibilizadas para abrigar 172 famílias, que perderam as moradias.

A equipe do Portal AM1 esteve no local e registrou em fotos e vídeo da destruição causada pela forte chuva que destruiu casas na comunidade. (Fotos: Del Lima/Portal AM1)

LEIA MAIS: