Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Brasil

Brasileiro que veio da África do Sul testa positivo para covid-19

Passageiro chegou ao Brasil oriundo da África do Sul; ainda não há informações se ele está infectado com a variante ômicron

Brasileiro que veio da África do Sul testa positivo para covid-19

(Foto: Divulgação)

SÃO PAULO, SP – Um brasileiro que veio da África do Sul, e que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP) no último sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para a covid-19. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda não há informações se o homem está infectado com a variante ômicron do coronavírus, detectada pela primeira vez na África do Sul. Segundo a Anvisa, o homem teria chegado ao Brasil com teste negativo e assintomático, mas na noite de sábado, a agência foi informada do resultado positivo do teste, realizado pelo laboratório situado no Aeroporto de Guarulhos.

Leia mais: Holanda analisa 61 casos suspeitos de nova variante da covid-19

Ainda de acordo com a agência, o caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional, estadual e municipal, e a Vigilância Epidemiológica de Guarulhos também foi acionada. O paciente está isolado e cumprindo quarentena residencial, e está sendo monitorado pela rede de saúde municipal e estadual.

Fechamento de fronteiras

Segundo recomendações da Anvisa, o Ministério da Justiça proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem na África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Ainda no sábado, a Anvisa recomendou que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia entrassem na lista.

Ainda segundo a Portaria brasileiros que tenham passado por qualquer um destes países nos últimos 14 dias antes do embarque devem permanecer em quarentena de 14 dias na cidade de destino final. O comunicado da Anvisa ainda diz que a Rede Cievs vai realizar procedimentos de contato com os passageiros e monitorar as condições de saúde deles.

(*) Com informações UOL

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter