Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Candidatos à Prefeitura de Autazes estão tecnicamente empatados, aponta pesquisa

O ex-vereador Thomé Neto, o atual vice-prefeito Marcelo Tupinambá e o ex-prefeito Wanderlan Sampaio são os nomes que configuram empate técnico para as próximas eleições.

Candidatos à Prefeitura de Autazes estão tecnicamente empatados, aponta pesquisa

(Fotos: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Autazes e Thomé Neto e Instagram/Wanderlan Sampaio)

Autazes (AM) – O cenário político de quem deve vencer o pleito para o cargo de prefeito em 2024 no município de Autazes (a 111 quilômetros) ainda é indefinido, já que os três primeiros possíveis candidatos estão tecnicamente empatados: o filho do ex-prefeito Thomé Filho, falecido neste ano, o ex-vereador Thomé Neto, o atual vice-prefeito  – investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por abuso de poder econômico -, Marcelo Tupinambá, e o ex-prefeito Wanderlan Sampaio.

Na pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião, divulgada no dia 7 de julho de 2023, Thomé aparece em vantagem, com 26,3%, Marcelo com 24,3% e Wanderlei com 23%. Mas os dados relfetem empate técnico.

Nas últimas posições abaixo de 10%, estão: Baixinho Ramalho (6,6%), Macley Araújo e Doutor Olavo com 1,2%, cada.

(Foto: Divulgação / Perspectiva Mercado e Opinião)

Apesar do empate técnico entre os três primeiros, o vice-prefeito Marcelo Tupinambá aparece com uma vantagem, já que não é o mais rejeitado. Tupinambá possui 14,8% do potencial de rejeição, atrás de Thomé Neto, que tem 21,8% e lidera o ranking.

Após os dois citados acima, vem Baixinho Ramalho (13,8%), Marcley Araújo (13,3%), Dr. Olavo (13%), e por último o ex-prefeito Wanderlan Sampaio (8,5%).

(Foto: Divulgação / Perspectiva Mercado e Opinião)

O atual prefeito do município, Andreson Cavalcante (UB), não pode concorrer nas eleições de 2024, porque foi reeleito em 2020, porém, a pesquisa mostra que ele possui força para lançar seu vice para dar continuidade ao seu trabalho, já que Andreson possui mais de 50% de aprovação do eleitorado.

Apesar do índice, o atual chefe do Executivo é o pior avaliado entres os chefes de outras esferas. O governador Wilson Lima (UB) é mais aprovado, com 76,4%, e em seguida vem o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Foto: Divulgação / Perspectiva Mercado e Opinião)

Eleições anteriores

Em 2020, Andreson Cavalcante foi reeleito com 42,22% dos votos e seu maior concorrente foi Thomé Neto, que teve 34,61% dos votos.

Thomé Neto é filho do ex-prefeito do município, José Thomé Filho, que morreu no dia 2 de maio de 2023, aos 68 anos, e tratava um câncer.

Porém, Thomé saiu do cargo de prefeito em 2008 e desde lá, voltou a concorrer às eleições em 2012, não conseguindo mais voltar ao poder. A última vez que concorreu foi em 2016, que também perdeu para o atual prefeito.

Em 2012, Andreson também concorreu mas configurou em terceiro lugar, e perdeu para o Prof. Wanderlan, que estava sendo reeleito naquele ano.

Investigação

Em junho de 2023, o MP-AM decidiu apurar possíveis casos de abuso de poder econômico durante uma eleição local em Autazes. Um dos investigados é Andreson Adriano Oliveira Cavalcante, prefeito do município, e seu vice, Marcelo da Silva Tupinambá.

Na sua gestão anterior, o prefeito de Autazes já havia chamado a atenção do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e do Ministério Público de Contas (MPC) quando contratou os cantores Wesley Safadão e de Dorgival Dantas, em junho do ano passado, pelo valor de R$ 780 mil para a 24° edição da Festa do Leite.

LEIA MAIS: