Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Prefeito de Autazes é investigado por possível abuso de poder econômico

O TRE-AM intima Andreson Cavalcante para proceder à redesignação da audiência para uma data adequada.

Prefeito de Autazes é investigado por possível abuso de poder econômico

Prefeito de Autazes (Reprodução / Redes Sociais)

AUTAZES (AM) – O Ministério Público Eleitoral está conduzindo uma investigação sobre possíveis casos de abuso de poder econômico durante uma eleição local em Autazes (111 quilômetros de Manaus). Um dos investigados é Andreson Adriano Oliveira Cavalcante (União Brasil), prefeito do município.

O órgão busca apurar denúncias de utilização indevida de recursos financeiros com o objetivo de obter vantagens no pleito. A decisão consta no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-AM.

Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem

No processo de número 0600108-54.2020.6.04.0035, o Ministério Público Eleitoral atua como investigante, tendo como investigados três suspeitos. Além de Andreson, também está seu vice-prefeito, Marcelo da Silva Tupinambá (Republicanos), e Eduardo Mello Sampaio, que possui um CNPJ ativo em comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem.

O despacho informa que Andreson vá a Secretaria do Cartório Eleitoral para proceder à redesignação da audiência para uma data adequada.

Na sua gestão anterior, o prefeito de Autazes já havia chamado a atenção do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e do Ministério Público de Contas (MPC) quando contratou os cantores Wesley Safadão e de Dorgival Dantas, em junho do ano passado, pelo valor de R$ 780 mil para a 24° edição da Festa do Leite.

Segundo os órgãos, os gastos foram elevados com festejo e cachês de artistas eram incoerentes e juridicamente intoleráveis com o estado de emergência pelo qual a cidade passava devido aos desastres decorrentes da enchente severa na bacia do rio Amazonas.

LEIA MAIS: