Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Famosos

Cantor Roberto Leal morre em São Paulo, aos 67 anos

Português estava internado há cinco dias pós ter uma reação alérgica a um medicamento que tomou. O cantor vinha há dois anos tratando um câncer

Cantor Roberto Leal morre em São Paulo, aos 67 anos

O cantor e compositor português Roberto Leal, de 67 anos, morreu na madrugada deste domingo. O artista estava internado desde terça-feira, 10, no Hospital Samaritano, em São Paulo, conforme confirmou a assessoria de imprensa da rede médica.

A assessoria de Leal confirmou que há dois anos ele descobriu que estava com câncer de pele e estava realizando tratamento. Ele morreu em decorrência da doença às 3h37.

“Um melanoma maligno evoluiu, atingindo o fígado, causando síndrome de Insuficiência hepato-renal”, destacou em nota a assessoria do cantor.

O velório será nesta segunda-feira, 16, das 7h às 14h, aberto ao público, na Casa de Portugal. O endereço é avenida da Liberdade, 602, no centro da capital paulista.

O enterro será realizado às 15h no Cemitério de Congonhas. O endereço é Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101, Vila Sofia, na zona sul da cidade.

Ainda segundo o jornal português Diário de Notícias, o artista tinha perdido a visão de um olho.

(*) Com informações Estadão Conteúdo

Biografia

Poucos artistas no Brasil podem se orgulhar de chegar aos 45 anos de carreira, com mais de trinta discos de Ouro e cinco de Platina, uma vasta coleção de troféus e com vendagens de mais de vinte e cinco milhões de discos, mas ainda em pleno processo de criação e produção, lançando novas gravações a cada ano, fazendo shows, televisão, e ainda com fôlego para investir em restaurantes, vinhos, azeite….
Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, nasceu em 1971, quando canta pela primeira vez o “Arrebita”, na Discoteca do Chacrinha, na TV Globo.A partir daí inicia a contagem de mais de 30 Discos de Ouro, 5 Discos de Platina, entre os mais de 500 troféus que compõem sua coleção.
Em 1977 realiza sua primeira excursão para Portugal e dali faz trampolim para levar o seu Show para diversos países do mundo, para se apresentar por toda a França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Austrália, África do Sul, Argentina, Venezuela, Canadá e Estados Unidos, além de ampliar cada vez mais o mercado do Brasil e Portugal.
Roberto Leal já realizou até hoje mais de 5.000 espetáculos no Brasil e por todo o mundo, já vendeu mais de 17 milhões de discos, tem mais de 400 canções gravadas.
Em uma experiência única e muito bem sucedida, em 1978, protagonizou o filme “O Milagre”, que conta sua própria história, com recordes de bilheteria.
Foi o primeiro artista popular a se apresentar no Roy Thompson Hall de Toronto, que tendo sido inaugurado pela Rainha Elizabeth e a Orquestra Sinfônica de Londres que não havia recebido até então outros artistas que não de musica erudita, grandes concertos.
No final dos anos 80 passa a residir em Portugal e se dedica mais ao mercado Europeu. Teve o seu próprio programa de Televisão pela RTP Canal 1 de Portugal, com recordes de audiência absoluta.
Em Março de 1998 Roberto Leal retorna ao Brasil com sua família para, agora parar de andar ás voltas com problemas de identidade à procura da sua porção Portuguesa e da sua porção Brasileira, definitivamente: Luso Brasileiro.
Coroando seu trabalho, pesquisa da Datafolha na semana de 20 a 27 de Abril de 1999, em todo território brasileiro, apontou o nome de Roberto Leal como a personalidade portuguesa de maior destaque e mais popular. Em segundo lugar aparece o nome de Pedro Álvares Cabral, seguido de Camões, Mário Soares, Saramago e Amália Rodrigues.
Em 2000 lança pela gravadora EMI, o CD “Roberto Leal canta Roberto Carlos” um dos discos mais vendidos da companhia. Em 2001 lança em Portugal e Brasil pela Gravadora Som Livre mais um projeto musical das culturas do Brasil e Portugal * Vira Brasil *.
No ano seguinte, transitando livremente entre Brasil e Portugal, lança o trabalho “De Jorge amado à Pessoa”, onde reúne num mesmo CD e DVD grandes nomes da música portuguesa e brasileira, dividindo com eles o palco do Casino do Estoril.
Em 2007 lança o “Canto da Terra”, uma chamada geral, uma convocatória em prol da solidariedade e apoio à sua terra, Trás-os-Montes, e que foi considerado pela mídia, em Portugal, como um dos melhores lançamentos do ano.
Em 2010 nasce “Vamos brindar!!!”, um CD recheado de canções alegres e dançantes, como era pedido por todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo afora, sem esquecer seu lado melódico e romântico.
Roberto Leal regravou a canção: “A festa ainda pode ser bonita”, pois a canção “Arrebita”, música que os Mamonas Assassinas, saudosos há 16 anos, satirizaram e gravaram nessa nova versão. Na época, Roberto se sentiu homenageado, e não ameaçado e não levou pro lado do mal, “Os Mamonas não fizeram por mal, eles são meus amigos, eles estão me levando aonde eu não conseguiria chegar sozinho” diz Leal, então agora resolveu que era hora de prestar homenagem ao Grupo Mamonas Assassinas, gravando uma resposta do mesmo jeito que eles gravaram na época, sem as sátiras, que eram peculiar aos Mamonas, e ai começa uma história de emoção e lembranças.
O CD conta ainda com as participações especiais de Padre Marcelo Rossi e João Ricardo, do Secos e Molhados.
Em 2011, foi convidado a participar, como ator, do programa O Último a Sair, reality-show falso em Portugal, exibido pela RTP1, para concorrer a um prêmio que considerava mais um desafio, um programa de TV em horário nobre na tv portuguesa. Roberto venceu! O programa chegou ao Brasil através das redes sociais como Facebook e twitter ; no Youtube, um vídeo com uma das cenas mais comentadas onde Roberto finge tomar um chá de cogumelo alucinógeno, já recebeu até agora mais de 700 mil visualizações.
Na sequência de sua participação no reality show, Roberto Leal lança o livro “Minhas Montanhas” onde, num depoimento emocionado relata todas as dificuldades, todas as provas que teve de superar desde muito jovem, que o levaram ao sucesso, fizeram parte de um caminho que, desde muito jovem, sentiu que tinha de percorrer para se tornar num ser humano melhor.
2012 – Ano de Portugal no Brasil, está criado assim um cenário mais que propício para grandes espetáculos no qual o artista leva para o palco toda fusão musical, com toda a beleza, movimento e vibração proporcionados pela mistura de duas das culturas mais ricas do mundo em termos musicais . Brasil e Portugal desfilam pelo palco através da riqueza instrumental, das luzes, de grupos de dança e bailarinas com riquíssimos figurinos , espetáculos que têm a riqueza, musicalidade e energia bastante potencializada, para além da materialização do ideal de união das duas culturas.
Em 2014, Roberto Leal em agradecimento aos brasileiros, presenteia seu público com o CD “Obrigado Brasil”… Com grandes clássicos do samba e participações de grandes nomes da música brasileira; Alcione, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Jair Oliveira, Luiz Carlos (Raça Negra), Luciana Mello e o saudoso Jair Rodrigues…
Em 2016, Roberto Leal comemora seus 45 anos de carreira com o CD “Arrebenta a Festa”… Este trabalho é uma releitura do ritmo festivo do cantor, que conta com a participação mais que especial do patrício Quim Barreiros.
Ainda em 2016, Roberto Leal, em parceria exclusiva com o Grupo “Pão de Açúcar” e a Enoport Portugal, surpreendem os apreciadores de vinhos com a seleção “Aldeia Leal”. Que já conquistou os mais exigentes paladares com seu sabor fresco e frutado, realmente este vinho o fará sentir-se em Portugal.