Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

Carnes e sucos são encontrados fora de validade em supermercado de Manaus

Os fiscais do Procon-AM recolheram carnes, sucos, laticínios e itens em conserva, além de unidades de detergente e removedor de cera

Carnes e sucos são encontrados fora de validade em supermercado de Manaus

João Pedro Sales/Procon-AM

MANAUS, AM – Cerca de 43,2 Kg de alimentos e produtos de limpeza foram apreendidos em um supermercado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) realizou a vistoria nesta segunda-feira (26). Todos os produtos confiscados estavam fora do prazo de validade.

No local, os fiscais do Procon-AM recolheram carnes, sucos, laticínios e itens em conserva, além de unidades de detergente e removedor de cera. Todos os produtos foram descartados, por estarem inadequados para consumo. O estabelecimento foi autuado.

Leia mais: Supermercados são vistoriados pela Central Integrada de Fiscalização

“Os supermercados da capital seguem com alto índice de reclamações por parte dos consumidores, em relação a produtos vencidos. Isso representa um grande risco à saúde, principalmente quando se fala de produtos do gênero alimentício, que foram a maioria dos itens apreendidos nesta segunda”, alerta o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Supermercados e padaria são autuados por irregularidades sanitárias

Fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária (Visa Manaus) resultou na autuação de dois supermercados e na interdição de uma panificadora, por infrações às normas sanitárias, que colocam em risco a saúde dos consumidores. A ação foi coordenada pelo departamento integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e pode ser realizada como agenda de rotina do órgão ou oriunda de denúncias.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressalta a importância da contribuição da população para a segurança sanitária em estabelecimentos comerciais.

“Além das infrações sanitárias, uma parte significativa do público, nos locais vistoriados nesta quarta-feira, estava descumprindo as exigências da situação de pandemia, como o uso de máscaras e a observação do distanciamento social. Assim como é extremamente importante que os estabelecimentos exijam do público o cumprimento dos protocolos, a população também precisa agir de acordo, e contribuir para a proteção coletiva contra a Covid-19 em locais públicos”, explicou.

(*) Com informações da assessoria