Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Centro de Manaus está fechando para dar lugar ao crime organizado, diz Ralph Assayag

O empresário Ralph Assayag pediu, durante sessão na CMM, que órgãos estaduais e municipais evitem que Centro de Manaus se torne uma "cracolândia".

Centro de Manaus está fechando para dar lugar ao crime organizado, diz Ralph Assayag

Comércio do Centro de Manaus (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL – Manaus), Ralph Assayag, afirmou nesta quarta-feira (8) que o comércio do Centro da capital está fechando e dando lugar ao crime organizado. A fala foi durante a tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Ralph Assayag solicitou às secretarias municipais e estaduais para evitar que ocorra em Manaus o que aconteceu em São Paulo, local onde a aglomeração de pessoas ficou conhecida nacionalmente como “cracolândia”, e resultou em centenas de pessoas usando drogas à luz do dia.

“Estamos conversando, semanalmente, no CICC [Centro Integrado de Comando e Controle] tanto do Estado quanto da prefeitura para que a gente desse uma melhorada, porque o Centro está fechando e é esse apoio que eu peço a todos”, disse.

O empresário disse que todos os dias, aproximadamente 80 mil pessoas chegam pelo terminal de ônibus às proximidades da Catedral Metropolitana. “Dessas, 35 mil são pessoas que trabalham no grande Centro e 30 mil fazem compras dentro do nosso Centro”, disse ao explicar os problemas na região histórica da capital.

“Aonde tem a faixa vermelha maior é onde temos um problema iniciando que é a chamada ‘cracolândia’, se vocês pegam notícias que têm de São Paulo e outros estados, que já está num volume muito grande, hoje, nós temos esse problema no Centro da cidade, onde fica a Praça da Matriz”, disse.

Segundo Ralph, no local, tem aproximadamente 40 pessoas em estado de “zumbi” pelo efeito do uso prolongado de drogas. “Com isso, elas espantam todos os clientes pela forma que eles chegam lá, muitas das vezes com terçados, com agressões”, disse.

Em outro ponto movimentado do Centro, segundo o empresário, o narcotráfico tomou conta. “Na área roxa, é a Joaquim Nabuco, é onde o Comando Vermelho está imperando com drogas, tráfico pesado, com armamento pesado”, disse Ralph.

“No local, mais de uma tonelada de drogas e armamentos foram apreendidos pela polícia”, disse o presidente da CDL Manaus.

 

LEIA MAIS: