A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira, 1º, que cerca de 11 milhões de brasileiros ainda estão em processo de análise ou reanálise para receber o auxílio emergencial de R$ 600.
“Assim que a Dataprev terminar a análise e o benefício for validado pelo Ministério da Cidadania, nós receberemos as informações dos novos elegíveis e vamos pagar a primeira parcela”, afirmou o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.
De acordo com a Caixa, foram contabilizados 106,8 milhões de cadastros para o recebimento do benefício, dos quais 42,2 milhões foram considerados inelegíveis.
Entre eles, há 5,3 milhões em reanálise. Outros 5,6 milhões estão no primeiro processo de avaliação.
Leia mais: Acordo fixa 20 dias para para análise de pedidos de auxílio emergencial
“Mais de metade da população brasileira se cadastrou para o recebimento desse benefício. 59 milhões já foram aprovados e temos 10,9 milhões em análise”, pontuou Guimarães. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Pais conta com cerca de 211 milhões de habitantes.
Para quem recebeu a primeira parcela do auxílio nos últimos dias, Guimarães disse que haverá um “espaçamento” para os próximos pagamentos.
“Quem recebeu a primeira há 10 dias, deve receber a segunda nas próximas semanas”, garantiu.
O benefício de ajuda do governo federal foi liberado para trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores individuais, intermitentes e toda população de baixa renda.
Saques
Ao comentar sobre a quantidade de saques no final de semana, a Caixa revela que já foram realizadas 499 mil transações para a retirada de R$ 324,3 milhões por nascidos no mês de janeiro.
Houve ainda nos últimos dois dias 735,5 mil movimentações dos recursos de auxílio emergencial pelo aplicativo “Caixa Tem”, que permite comprar apenas com o uso do aparelho celular.
“Significa que o aplicativo já realiza um número maior de saques do que aqueles em que você precisa comparecer nas agências ou nas lotéricas”, destaca Guimarães.
Para o presidente da Caixa, os números comprovam a eficiência do sistema adotado pelo banco.
“Isso vai na direção de reduzir a necessidade das pessoas de irem às agências. E vai na direção do que queremos, de acelerar o pagamento, reduzindo qualquer aglomeração”, comemora ele.
Com informações do R7.com
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.