Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Política

Cidade assume três compromissos com Manaus: auxílio, guarda armada e saúde

Segundo ele, os três compromissos serão a espinha dorsal do seu plano de governo.

Cidade assume três compromissos com Manaus: auxílio, guarda armada e saúde

Cidade assume três compromissos com Manaus: Auxílio, guarda armada e saúde (Foto: Reprodução / Assessoria)

Manaus (AM) – Em entrevista ao programa Boa noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, nesta terça-feira, 28, o pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB), assumiu três compromissos já estabelecidos em seu Plano de Governo:

⁃Implementação do Auxílio Municipal Permanente.
⁃Ampliação da Guarda Municipal, com todos os efetivos armados.
⁃Criação de 12 unidades de pronto atendimento, abertas 24 horas por dia, distribuídas em todas as zonas da capital.

“Esses três compromissos têm capacidade de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirma Cidade.

Segundo ele, os três compromissos serão a espinha dorsal do seu plano de governo.

“Manaus enfrenta inúmeros desafios, mas precisamos diferenciar urgência de prioridade. Entendo que o Auxilio, o fortalecimento da Guarda e da rede de saúde municipal são urgências”, explicou o pré-candidato pelo União Brasil.

Primeira ação

Caso seja eleito, Cidade afirma que seu primeiro ato como prefeito, será enviar à Câmara Municipal de Manaus uma mensagem criando o Auxílio Municipal Permanente.

“É preciso assegurar o projeto em lei para que ninguém possa retirar o benefício, como fez o atual prefeito”, disse Cidade, referindo-se ao Auxilio Manauara, extinto por Davi Almeida, em janeiro de 2022. A extinção do programa deixou 40 mil famílias desassistidas às vésperas de uma estiagem anunciada.

O segundo compromisso firmado pelo pré-candidato é a implementação de 12 pronto-socorros municipais, abertos 24 horas por dia, com capacidade para ofertar consultas, exames e remédios em um só lugar. O objetivo, diz Cidade, é que a Prefeitura assuma sua responsabilidade na atenção básica para que a população tenha atendimento efetivo. Ou seja: que as unidades funcionem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, com equipes capazes de atender urgências de menor complexidade.

Atualmente, pelo menos 70% dos pacientes que procuram as emergências dos hospitais do Estado deveriam estar sendo atendidos na rede municipal.

“Manaus é a única entre as dez maiores capitais do país que não possui pronto-socorro municipal”, diz Cidade.

Segurança

Ao falar sobre o terceiro compromisso, Cidade afirma que aumentará o efetivo da Guarda Municipal que passará a ser 100% armada.  Hoje, Manaus tem apenas 385 guardas, sendo apenas 10% armados.

“Fortaleza, que é uma cidade praticamente do tamanho de Manaus, tem  2.700 guardas. Nosso intuito é expandir a Guarda para melhorar a segurança na nossa cidade”, finalizou. A Guarda do Cidade irá fazer ronda nas escolas, em terminais de ônibus e no centro da capital.

(*) Com informações da assessoria.

LEIA MAIS: