Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

Ciro diz que Lula ‘é responsável pelo reacionarismo dominante no Brasil’

Ministro de Lula de 2003 a 2006, Ciro não passou do quarto colocado no primeiro turno das eleições para Presidência da República

Ciro diz que Lula ‘é responsável pelo reacionarismo dominante no Brasil’

A declaração de Ciro Gomes foi durante uma palestra na Universidade de Lisboa. (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Lisboa – O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 4º lugar (3,04%) no primeiro turno das eleições para a Presidência da República, afirmou nessa sexta-feira (12), que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem compromisso com a mudança do Brasil. A declaração foi durante uma palestra na Universidade de Lisboa.

Ministro da Integração Nacional de Lula de 2003 a 2006 e apoiador de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de 2010 e 2014, Ciro disse que o governo de Lula não tem projeto para país.

“O presidente do Banco Central em maio do ano passado é o mesmo de hoje. O presidente da Câmara e do Senado são os mesmos por acordo. O outro diz que é estabilidade e tal”, disse Ciro ao questionar a aproximação do petista aos presidentes das Casas Legislativas e do Banco Central.

Ciro, que declarou apoio a Lula no segundo turno das eleições, também criticou a aproximação do presidente com o chamado “Centrão”. “Contemporizar com o crime em nome de uma pseudogovernabilidade. Que governabilidade é essa? Qual é a proposta? Por que é eleito o presidente do Brasil? Em uma eleição qualificada pelo ódio e pela negação”, perguntou.

O ex-candidato foi além, e comparou Lula com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao criticar a conciliação com as “forças derrotadas”. “Vou me conciliar com as forças derrotadas? Bolsonaro fazia orçamento secreto e era abominação; Lula faz e é pragmatismo político”, afirmou.

Para o ex-ministro, “Lula nunca quis mudar”. “Não tem compromisso com a mudança do Brasil. É o responsável pelo reacionarismo dominante no Brasil”, finalizou.

LEIA MAIS: