Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Cirurgiões afirmam que suspensão dos serviços continua ao longo da semana

A paralisação dos trabalhos teve início na noite de ontem; médicos-cirurgiões alegam estar sem salários há 5 meses

Cirurgiões afirmam que suspensão dos serviços continua ao longo da semana

Presidente do Icea, Dr. José Francisco dos Santos (Divulgação)

Médicos-cirurgiões do Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas (Icea-AM) comunicaram na tarde deste domingo, 4, durante coletiva de imprensa na sede do Icea, que a suspensão parcial dos serviços de saúde irão continuar ao longo da semana. 

A paralisação dos trabalhos teve início na noite de ontem, 3. A reinvidicacão principal dos cirurgiões é pelo pagamento dos salários. Segundo o Icea, eles não são pagos há 5 meses. Na reunião de hoje, o Icea se posicionou, também, a respeito das ameaças do governo de prender e multar em R$ 200 mil por dia os profissionais que aderirem à greve, conforme prevê uma liminar na Justiça.

Em contrapartida à suspensão dos serviços, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), informou que criou um plano de ação para unidade de urgência e emergência na capital. A Susam disse, ainda, que está monitorando a suspensão com intuito de minimizar maiores riscos.

Conforme o presidente do Icea, Dr. José Francisco dos Santos, não há suspensão dos serviços em hospitais infantis, prontos-socorros, na Fundação Centro de Controle e Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) e nem em maternidades, e que, em respeito à população, continuarão com atendimento parcial. Mas em SPAs, não haverá cirurgiões.

Os serviços, segundo a Susam, funcionam dentro da normalidade para um fim de semana. Em prontos-socorros como o 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, não há paralisação.