Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

CMM aprova PL para construir Galeria das Vereadoras, mas barra benefício para mulheres agredidas em Manaus

Galeria das Vereadoras destina espaço para exposição permanente de fotos de vereadoras e ex-vereadoras para homenageá-las

CMM aprova PL para construir Galeria das Vereadoras, mas barra benefício para mulheres agredidas em Manaus

Foto: reprodução

Manaus/AM – Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, nesta quarta-feira (9), um Projeto de Lei que visa criar a ‘Galeria das Vereadoras’ para exposição permanente de fotos e breve biografia de ex-vereadoras de Manaus.

A proposta é de autoria da Mesa Diretora, que, inclusive, é composta por apenas uma mulher, a vereadora Gloria Carratte (PL) e mais nove homens.

“Será destinado um espaço no Memorial da CMM, para exposição permanente de fotos e breves biografias das ex-vereadoras da Cidade de Manaus, como forma de homenagear as parlamentares do Legislativo municipal”, diz o texto da propositura.

Leia mais: Investigados pelo MP em 2021, vereador Jander Lobato vai homenagear Saullo Vianna na CMM

Durante a votação desta quarta, a medida foi elogiada somente por parlamentares homens, visto que as vereadoras Yomara Lins (PRTB), Thaysa Lippy (Progressistas) e Professora Jacqueline (Podemos), que compõem a chapa feminina, não estavam no plenário. Glória Carratte fazia a leitura dos projetos na Mesa.

Prioridades

Na Semana da Mulher, em razão do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, enquanto este projeto que cria a ‘Galeria das Vereadoras’ foi aprovado, um outro PL que garantia benefícios às mulheres em situação de violência doméstica foi vetado.

Leia mais: Em dois meses, vereadores e deputados custaram mais de R$ 4 mi ao Amazonas

Se por um lado ex-vereadoras serão homenageadas, mulheres agredidas em Manaus ficaram sem a garantia de vagas nas empresas beneficiadas com incentivos fiscais municipais e/ou área em forma de concessão em Manaus.

A proposta havia sido aprovada pelos vereadores e encaminhada para a Prefeitura de Manaus. O prefeito David Almeida vetou a proposta e o PL retornou à CMM, onde foi aprovado o veto do Executivo.

O que diz a CMM

Procurada pela reportagem, a Câmara de Manaus explicou o objetivo da Galeria das Vereadoras e afirmou que deverão ser realizados estudos técnicos e abertura de um certame para a realização do serviço.

Leia na íntegra

“O Projeto de Resolução n. 023/2021, que cria a Galeria de Vereadoras na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi promulgado na manhã desta quarta-feira (9/3), durante sessão plenária. Após aprovação, o projeto segue os trâmites legais da Casa para viabilização da Galeria, que inclui estudos técnicos e abertura do certame adequado ao caso.

A proposta é que no Memorial da CMM, localizado dentro das instalações do Parlamento, seja montada uma exposição permanente, com fotografias e breves biografias das parlamentares que ocuparam o cargo público no Legislativo Municipal.”