Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Investigados pelo MP em 2021, vereador Jander Lobato vai homenagear Saullo Vianna na CMM

Os dois parlamentares, ambos do PTB, já foram investigados pelo MP-AM por suspeita de fraude em licitação no município de Presidente Figueiredo, na gestão passada

Investigados pelo MP em 2021, vereador Jander Lobato vai homenagear Saullo Vianna na CMM

Foto: Arquivos / CMM / Aleam

MANAUS, AM – O vereador Jander Lobato (PTB) vai homenagear o deputado estadual Saullo Vianna (PTB) com a ‘Medalha de Ouro Cidade de Manaus’, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No ano passado, ambos foram alvo de operação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por suspeita de fraude em licitação no município de Presidente Figueiredo.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2022, que cria a homenagem ao deputado, foi aprovado nesta segunda-feira (7), no plenário da CMM. Segundo afirmou Lobato ao Portal AM1, a propositura contou com a assinatura de 39 vereadores; a Casa possui 41 parlamentares no total.

Questionado pelo Portal AM1 sobre o motivo da homenagem ao deputado, o vereador Jander Lobato afirmou que possui uma amizade de longa data com o parlamentar e a homenagem também se dá em razão dos trabalhos de Saullo Vianna em favor do Amazonas.

Leia mais: ‘Até agora, nada foi comprovado’, diz Saullo Vianna sobre operação do MPAM

“Esse projeto para homenagem ao deputado Saullo Viana é pelo trabalho dele, não só pela nossa amizade dele, mas também por todo o trabalho dele, deputado atuante, andou nos 62 municípios do Amazonas, é considerado uma pessoa, pelo Serafim Corrêa, deputado estadual também, como um excelente deputado, uma pessoa que surpreendeu lá dentro. É um estudioso, contribui muito pelo estado, e achei por bem homenageá-lo desta forma. Saullo é meu amigo, meu amigo irmão, é amigo da minha família, nos conhecemos há mais de 20 anos”, disse.

Investigação

Na operação do MP-AM em fevereiro de 2021, além de Saullo Vianna e Jander Lobato – que é ex-secretário de Finanças de Presidente Figueiredo – também foram alvo o ex-prefeito da cidade, Romeiro Mendonça; o ex-vice-prefeito Mário Abrahão, e o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação Jender Lobato, e outros. O grupo teria causado um prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos do município durante gestão de Romeiro.

De acordo com o MP, para dissimular o desvio do dinheiro público, os integrantes da organização abriam pessoas jurídicas em Manaus em nome de laranjas, controladas pelo deputado Saullo Vianna. Na época, Vianna era cunhado do então vice-prefeito Mário Abrahão. Tanto Jander Lobato quanto Saullo Vianna alegaram, naquele momento, que estavam colaborando com as investigações e que nenhuma acusação foi comprovada contra eles.

Prisões

Além desta operação do MP-AM, citada anteriormente, o deputado Saullo Vianna já chegou a ser preso em outros anos.

O parlamentar foi preso em 2018, logo após ser eleito a deputado estadual, durante investigação pelos crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e violação de sigilo funcional com o fornecimento de informação privilegiada de dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Leia mais: Na mira do MPAM, deputado Saullo e Jender Lobato foram presos anteriormente pela PF

Em novembro de 2020, o deputado foi alvo de buscas e apreensão durante operação Ponto de Parada da PF, que investigava se Saullo seria sócio oculto em empresa que venceu licitação de transporte escolar, em Figueiredo, sobre à concorrência, em 2017. Por ser deputado, Saullo possui foro privilegiado e prestou apenas esclarecimentos sobre o caso.