Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Concurso da Semed ganha urgência na CMM, mas não garante beneficiar cadastro reserva

O Projeto de Lei cria mais de três mil vagas para a Semed, enquanto os profissionais aprovados no concurso de 2018 ainda aguardam a nomeação da prefeitura

Concurso da Semed ganha urgência na CMM, mas não garante beneficiar cadastro reserva

Manaus, AM – A Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada por Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida, foi contemplada com uma proposta da Prefeitura de Manaus para a criação de mais de três mil cargos na pasta. A proposta, no entanto, beneficia apenas uma parte da categoria, já que aprovados em concursos públicos de 2018 continuam aguardando a convocação. Agora, o projeto tramita em regime de urgência na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e deve ser aprovado, por conta da grande quantidade de aliados na Casa Legislativa.

O pedido para que o PL do prefeito tramitasse em regime de urgência foi do vereador Professor Samuel. Sem muita surpresa, os vereadores aprovaram o pedido e a proposta foi encaminhada para a valiação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Leia mais: Prefeito assina PL para concurso da Semed, e não garante todos os professores do cadastro reserva

No ano de 2021, os professores aprovados nos concursos cobraram o direito de serem nomeados. A discussão foi até para o plenário da CMM e o então secretário da Semed, Pauderney Avelino, informou que os profissionais seriam convocados, pois ele enviaria uma PL para a aprovação dos vereadores, que seria a criação de vagas de professores com a possibilidade de chamar esses profissionais do cadastro reserva.

Prefeito assina PL para concurso ilusório que beneficiará apenas parte dos professores da Semed
Foto: reprodução

De fato, houve a criação de vagas prometida por Pauderney, porém, de acordo com a secretária Dulce Menezes, nem todos os professores do cadastro reserva serão nomeados. Em discurso na CMM, ela informou que apenas 400 profissionais aprovados no concurso de 2018 serão convocados. Vale ressaltar que são cerca de 1.600 professores no cadastro reserva que aguardam a nomeação.

Leia mais: Semed não garante quando vai reabrir escola fechada desde janeiro para reforma

Segundo o prefeito David Almeida, a criação dessas vagas ocorre por conta da necessidade de atendimento aos alunos das redes municipais para melhorar a qualidade de ensino. Ele afirmou ainda que a criação acontece por conta da ampliação de novas unidades escolares, no entanto, se contradiz no discurso quando deixou no escanteio os demais professores do cadastro reserva.