Manaus, 13 de junho de 2024
×
Manaus, 13 de junho de 2024

Cenário

CMM vai analisar obrigatoriedade de cardápio físico a idosos em restaurantes de Manaus

Projeto visa garantir direitos da população da terceira idade que não domina o uso das tecnologias no ambiente digital.

CMM vai analisar obrigatoriedade de cardápio físico a idosos em restaurantes de Manaus

Parlamentar ressaltou que a proposta não implica em qualquer tipo de ônus aos estabelecimentos (Foto: Blog Meu Mapa Mundi)

Manaus (AM) – A polêmica sobre as dificuldades de acesso e o “monopólio” do cardápio digital em bares e restaurantes chegou à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Nesta segunda-feira (29), o vereador Mitoso (PTB) apresentou o Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos a oferecer cardápio físico a idosos.

De acordo com o parlamentar, o projeto visa garantir os direitos da população da terceira idade.

“A maioria não domina a tecnologia, até pela dificuldade de ter um celular à mão. Fica quase proibitivo um idoso chegar em um restaurante, bar ou lanchonete quando impõem um cardápio digital. E se meu celular quebrou, não tenho outra alternativa”, afirmou, citando as dificuldades que o próprio pai, um senhor de 87, enfrentava nesse tipo de situação.

“Em países desenvolvidos não houve a retirada do cardápio físico”, acrescentou Mitoso.

O vereador ressaltou que a proposta não implica em qualquer tipo de ônus aos estabelecimentos. “Quem consome, deixa sua contribuição”.

Recentemente, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se posicionou contra projeto de lei do deputado estadual Thiago Abrahim (União), apresentado na semana passada, que obriga o fornecimento de cardápios impressos. A Associação defendeu a liberdade de escolha dos clientes.

LEIA MAIS: