Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Bancada do Amazonas vai pressionar Onyx por segurança jurídica da ZFM

Além de discutir sobre a ZFM, a bancada do Amazonas vai debater também sobre o Porto Público de Manaus, os aeroportos do interior, o Programa Amazonas Conectado e o imbróglio da BR-319

Bancada do Amazonas vai pressionar Onyx por segurança jurídica da ZFM

A bancada do Amazonas vai ser reunir com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no gabinete 22 da Ala Teotônio Vilela no Senado Federal, nesta terça-feira, 16, às 15h, para pressionar o Governo e garantir a segurança jurídica da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Além de discutir sobre a ZFM, a bancada do Amazonas vai levar uma pauta abordando a situação do Porto Público de Manaus, condições dos aeroportos do interior, situação do programa Amazonas Conectado e o imbróglio da BR-319.

Deputados e Senadores do Amazonas ficaram visivelmente frustrados com a primeira reunião com Jair Bolsonaro (PSL). (Divulgação)

Esquecida

A rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, não foi incluída nos projetos do Governo Federal, na série de investimentos em rodovias federais de todo o País.  O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na terça-feira, 29 de janeiro, um pacote de obras com valores em torno dos R$ 100 bilhões. Entretanto, a BR-319 não foi incluída nos projetos.

Contrapartida

A contra partida que deve entrar em discussão com a bancada do Amazonas, é o apoio a reforma da previdência. Após o embate de Onyx com o Centrão, a palavra de ordem é unir forças para aprovar a reforma.

Reunião frustrada

Deputados e Senadores do Amazonas ficaram visivelmente frustrados com a primeira reunião da bancada do Amazonas no Congresso Nacional com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), no dia 11 de abril. Bolsonaro não tinha conhecimento da agenda prioritária do Amazonas mostrando certa desorganização e falta de conhecimento das demandas, encaminhadas com antecedência pela coordenação da bancada. A expectativa é que Onyx tenha feito o dever de casa e estude a pauta de reivindicação da bancada do Amazonas.