Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Com água imprópria, Parintins pode receber ajuda de Wilson Lima

Uma análise da água identificou que os 22 poços estão com funcionamento irregular, pois apresentaram concentração altíssima de metais pesados e coliformes fecais.

Com água imprópria, Parintins pode receber ajuda de Wilson Lima

(Foto: Pedro Franca/Senado)

Manaus (AM) – Após a divulgação de análises feitas na água pelas equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) e Companhia de Saneamento do Amazonas – (Cosama) que revelaram que 22 poços estão contaminados, a Prefeitura de Parintins pode receber ajuda do Governo do Amazonas.

Neste sábado o governador Wilson Lima (UB) está à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar na melhoria do serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade, mas esclareceu que a medida só pode ser adotada se a prefeitura autorizar.

“Temos algumas iniciativas através da Cosama, e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Falei aqui para o prefeito da disposição do Estado do Amazonas em ajudar nessa questão da água. Se for o caso, o Estado do Amazonas assume o abastecimento. É complicado os municípios gerirem isso sozinhos, não porque não tenham competência, mas porque as finanças (municipais) não permitem que isso aconteça”, disse Lima.

A análise feita na água identificou que os 22 poços estão com funcionamento irregular, pois apresentaram concentração altíssima de poluentes como amônia, manganês, ferro, nitrato, alumínio, e coliformes totais e fecais.

Os poços contaminados devem ser substituídos pela captação de água superficial no rio Amazonas acoplada a uma ETA – Estação de Tratamento de Águas, segundo recomendação dos pesquisadores.

LEIA MAIS: