Manaus, 14 de dezembro de 2024
×
Manaus, 14 de dezembro de 2024

Coluna AM1

Com ausência de David, Wilson e Cidade confraternizam com prefeitos do AM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (22). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Com ausência de David, Wilson e Cidade confraternizam com prefeitos do AM

Ausente

Horas após reforçar publicamente, em entrevista à imprensa, que a parceria com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está mantida, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), reuniu com boa parte dos prefeitos do Amazonas, mas o encontro não teve a presença de David.

Tá em todas

Quem aproveitou para participar da reunião com clima de confraternização foi o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB). O homem tá em todas, como alguém que não abre brecha alguma para uma possível reaproximação pública do prefeito e do governador.

Contramão

Apesar do distanciamento em público e dos barcos caminharem em lados opostos, Wilson e David procuram encerrar 2023 com um clima de paz e amor, sem mostrarem abertamente que a parceria entre os dois para 2024 pode estar comprometida.

Balanço

Roberto Cidade destacou, em seu balanço anual, que o orçamento de 2024 terá como prioridade a saúde, mas dedicará atenção especial também à educação, à segurança e à infraestrutura. Segundo o presidente da Aleam, a atual legislatura trabalhará para ajudar no desenvolvimento do Estado e nos investimentos para a melhoria da vida dos amazonenses.

Cobrança

Há descontentamento da classe dos profissionais da educação tanto no âmbito municipal quanto no estadual, que cobra o prefeito de Manaus e o governador do Amazonas pelo pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). David já revelou que não tem grana para pagar, enquanto Wilson diz que vai decidir como fica a situação em janeiro.

Caso de polícia

David procurou a Polícia Federal (PF) para registrar uma denúncia de calúnia. Segundo ele, está sendo disseminado nas redes sociais um áudio que imita a sua voz como se estivesse detonando os professores da rede pública municipal de ensino, que cobram o pagamento do Fundeb. O prefeito nega ser o autor do áudio e, agora, quer saber quem está por trás da gravação atribuída a ele. Segundo a Prefeitura de Manaus, a perícia da PF acredita que é possível rastrear a gravação e chegar até o dispositivo que teria criado o arquivo em áudio com ajuda da inteligência artificial.

Ameaça

Casada com o prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB), a deputada estadual Mayra Dias (Avante) promete exposed da vereadora Brena Dianná (UB) em suas redes sociais. Mayra diz que Brena conseguiu tirá-la do sério com a pressão sobre a atual gestão do marido à frente da Ilha Tupinambarana. “Sei bem o que tu fazia antes de ser vereadora. E se me encher a paciência, vou falar mais”, disparou a primeira-dama. Apesar de não citar o nome da rival, a mensagem da ex-miss Brasil foi curta e grossa para a ex-rainha do folclore do boi Caprichoso. Agora, resta saber se Brena vai vestir a carapuça e armar seu contra-ataque.

Demissão

O prefeito de Manaus retirou Osvaldo Cardoso do comando da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e acabou com qualquer possibilidade do agora ex-diretor-presidente curtir o show da Joelma no dia 31 de dezembro de 2024 com pinta de “o todo poderoso”.

Devagar, lento, quase parando

Há rumores de que a exoneração de Osvaldo Cardoso ocorreu porque ele não teria poder de influência e nem teria alcançado destaque em negociações junto ao governo federal para Manaus. Aqui, pra nós, a organização do “Festival Sou Manaus” foi alvo de inúmeras críticas negativas e o “Boi Manaus”, principal festa de aniversário da capital, foi um fiasco. Já temendo prejuízos no Carnaval, ainda mais em ano eleitoral, o prefeito quer alguém experiente para comandar uma das suas principais pastas.

Persistência

O deputado federal Capitão Alberto Neto, presidente municipal do PL Manaus, não desistiu do sonho de comandar a capital amazonense e anunciou que é pré-candidato a prefeito da cidade. Ele diz que está aprimorando seu projeto de governo apresentado nas eleições de 2020, quando ficou em sexto lugar com 7,82% dos votos, um total de 76 mil votos. Será se em pleno 2024 vamos assistir a mais uma prisão cinematográfica de um falso assalto flagrado por Alberto durante a campanha eleitoral? Vamos ficar de olho, e o eleitor também!

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI