Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Coluna AM1

Com fama de ‘persona non grata’, Marina retorna ao Amazonas

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (25). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Com fama de ‘persona non grata’, Marina retorna ao Amazonas

Retorno

A ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), retornará ao Amazonas nesta semana para cumprir agenda política. Entre as atividades no maior estado da federação está prevista, no sábado (27), a ida dela até São Gabriel da Cachoeira, extremo noroeste do Brasil, cidade que já foi considerada a mais indígena do país, mas hoje ocupa o 3º lugar no ranking do último Censo. No município, Marina deve participar de encontro de indígenas na política.

Criticada

Em 2023, Marina Silva foi bombardeada por uma série de críticas de políticos do Amazonas após afirmar que a rodovia federal BR-319 não pode servir apenas para passear de carro. A declaração da ministra resultou até em moções de repúdio assinadas pelos vereadores e deputados estaduais. Mas, apesar da pressão, Marina continua a minimizar as obras na rodovia. Em agenda no Amazonas este mês, ela deve participar do lançamento da pré-candidatura de Marivelton Baré para prefeito de São Gabriel da Cachoeira.

Pressão

O presidente do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, foi um dos políticos que engrossou o tom de cobrança à ministra. Teve até imagens do petista com dedo em riste na cara da ministra durante uma visita de Marina a Manaus, em outubro do ano passado, acompanhada do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Nomeação

E já que, hoje, essa coluna destaca petistas, trazemos a informação a você, leitor do Portal AM1, de que uma das filhas de Sinésio foi nomeada para um cargo no governo federal. O vereador Sassá já havia confidenciado a esta coluna que do time de petistas, em Manaus, ele era um dos poucos que não tinha cargos no governo federal. Na lista de nomes, o vereador citou, inclusive, o nome de Sinésio Campos. Procurado por esta coluna para explicar se teria ligação com a nomeação da filha, Sinésio não se pronunciou.

Megafederação

Após o bom desempenho na reeleição em 2022, Wilson Lima pode ganhar reforço nas eleições de 2024 para a escolha de prefeitos nos 62 municípios do Amazonas. Isso porque o partido presidido por Wilson no estado, o União Brasil (UB), pode acabar fazendo parte de uma megafederação com o Progressistas e o Republicanos. Caso isso aconteça, a federação terá o maior tempo de TV e o maior fundo partidário para as próximas eleições. Wilson foi destaque em 2022 ao conquistar o apoio de 41 prefeitos na disputa pela reeleição. Agora, ele espera retribuir esse apoio e também formar novos aliados.

Apoio

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (UB), irá disputar a reeleição com as bênçãos do governador, Wilson Lima (UB), ou do senador Eduardo Braga (MDB)? Ao que tudo indica ela não seguirá com o partido MDB que lhe serviu de base para o mandato nas eleições de 2020. Agora, de olho na reeleição, o lema é: “estamos juntos, governador”. Pelo menos é o que demonstra a prefeita em suas redes sociais. Esta semana, ela teve uma reunião com Wilson e agradeceu pelo apoio. Mas, vale lembrar, que a prefeita também esteve com Braga em dezembro do ano passado, em confraternização. Uma coisa é certa: os dois partidos já disputam pré-candidatos nos principais colégios eleitorais.

‘Águas passadas’

Depois de um ano amargo se recuperando de uma derrota nas urnas e chateado com a exoneração de cargo no Governo do Amazonas, o recém-empossado deputado federal pelo União Brasil (UB), Pauderney Avelino, disse que vive um outro momento e a rixa com o governador pelo comando do diretório estadual ficou no passado. “Essa situação é passado”, reforçou o agora deputado federal.

Investimento

E por falar em governador, Wilson lançou, nesta quinta-feira (25), seis editais que somam cerca de R$ 50 milhões em investimentos para incentivar a formação de pesquisadores e a popularização da ciência no Amazonas. Desde que assumiu o Governo do Amazonas, em janeiro de 2019, Wilson já destinou mais de R$ 634 milhões em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Face ID

Os mais de 2,4 mil servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) terão apenas três dias (29, 30 e 31 de janeiro) para fazer o cadastramento facial na nova ferramenta de face ID para registro de presença e frequência. Aqueles que não fizerem o cadastramento terão os nomes retirados da folha de pagamento e podem ser demitidos por abandono de cargo. A decisão foi divulgada por meio da Portaria 002/2024.

Babá para beberrões

Se já não bastasse o “Disk-Pileque”, do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em que o condutor de veículos enche a cara de cachaça e todos pagam a conta para ele voltar para casa, o deputado estadual Delegado Péricles quer deixar os beberrões sob a responsabilidade dos motoristas de app. Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar na Aleam prevê que os motoristas são obrigados a socorrer quem bebeu demais da conta. Com a Lei, segundo Péricles, o condutor deverá alterar o destino final da rota para um hospital ou delegacia. Senhor deputado, seria bom o senhor abrir mão de alguns benefícios para bancar o transporte dessas pessoas.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI