
Foto: (Reprodução/ @egmar_curubinha)
Brasília (DF) – O prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Velasques (PT), conhecido como “Curubinha”, enfrenta problemas estruturais no município, que o tio, o ex-prefeito Clóvis Curubão, também enfrentou e não conseguiu resolver.
Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), na classificação geral, o município está abaixo de 4.750 regiões do Brasil. O nível do município em desenvolvimento sustentável é muito baixo.
Educação, saúde, água potável e erradicação da fome estão na lista vermelha do IDSC.
Ao Portal AM1, o prefeito destacou que, nos mais de 130 anos do município, houve um crescimento desgovernado da região, ou seja, um problema crônico.
Nessa quinta-feira (13), no último dia do encontro de prefeitos, Curubinha destacou que, apesar da crise, o município tem “grandes padrinhos”, senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), deputados federais Silas Câmara (Republicanos) e Pauderney Avelino (União Brasil) e o deputado estadual Sinésio Campos (PT).
“Estes cinco, com o nosso presidente, são a nossa base de (…) oportunidade para poder chegar aqui, ir aos ministérios e ter a honra e o compromisso de levar os trabalhos para a base”, disse o deputado.
Egmar segue os passos do tio, elogiando a bancada federal e cobrando o governo federal. Mas, até agora, os problemas do município continuam sem prazos para resolução.
No ranking do Amazonas, o município está em oitavo lugar e nenhuma das cidades possui um bom desenvolvimento.
Acompanhe o ranking:
Cidade – Pontuação
- 1° Manaus – 44,73;
- 2° Itapiranga – 42,43;
- 3° Caapiranga – 42,20;
- 4° Novo Airão – 42,19;
- 5° Santa Isabel do Rio Negro – 39,74;
- 6° Manicoré – 39,53;
- 7° Uarini – 39,52;
- 8° São Gabriel da Cachoeira – 39,35;
- 9° Presidente Figueiredo – 38,74 e
- 10° Japurá – 38,68.
Em 2023, o ex-prefeito Clóvis Curubão (PT) conseguiu conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento na cidade de Parintins (AM), e entregou um documento com as necessidades do município, como a falta de saneamento básico, energia, e escolas.
Um ano se passou desde a conversa, o sobrinho do ex-prefeito se tornou prefeito e Lula não visitou o município.
https://www.instagram.com/reel/CvigqpUtTkg/?igsh=MWFsanVvemhuZ2pjcw==
Em novembro de 2024, o prefeito eleito, Curubinha, também fez as mesmas reivindicações ao presidente junto à bancada federal e seus “padrinhos políticos”, mas, até o momento, não foi divulgada nenhuma novidade da viagem do governo federal ao município.
Curubão na mira do MPAM
Na última semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito a fim de apurar R$ 411 mil na aquisição de 8 mil galões de água de 20 litros em 2023.
A irregularidade pode ser caracterizada como superfaturamento durante a gestão do tio de Curubinha, o ex-prefeito Clóvis Curubão, ele deve prestar esclarecimentos sobre o uso do recurso público.
LEIA MAIS:
- Nome de Curubão deve ser removido de obras públicas de São Gabriel da Cachoeira
- Grávidas eram usadas como mulas em São Gabriel da Cachoeira
- Problema de água potável em São Gabriel pode ser resolvido em 2025
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.