Manaus, 25 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Coluna AM1

Com Roberto Cidade, Aparecida desbanca Reino Unido, de David Almeida, e conquista o tricampeonato

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (5). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Com Roberto Cidade, Aparecida desbanca Reino Unido, de David Almeida, e conquista o tricampeonato

Tricampeã

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (UB), comemorou como se fosse uma vitória nas urnas o título da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida (Gresmia) como escola de samba campeã do Carnaval de Manaus em 2024.

Esquenta

A vitória pode ser um esquenta da disputa que pode acontecer entre Roberto Cidade e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em outubro de 2024. Isso porque a escola que homenageou a família Cidade é rival da escola de samba Reino Unido da Liberdade, do bairro Morro da Liberdade, onde o prefeito nasceu e cresceu.

Rivalidade

A rivalidade entre as duas agremiações é tão grande que, em março de 2022, por exemplo, a Reino Unido chegou a negar sua quadra para o grande ato de filiação do União Brasil. O movimento partidário, que foi coordenado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e marcaria a filiação de Roberto Cidade e outros 41 prefeitos do interior, acabou sendo transferido para a quadra da escola de samba Aparecida. Ao que tudo indica, o prefeito teria usado de sua influência, junto aos diretores da Reino Unido, para barrar a realização do evento.

Influência

Comenta-se, nos bastidores da política amazonense, que a realização do ato de filiação do União Brasil (UB) na quadra da Aparecida foi o gatilho para que a escola de samba decidisse homenagear a família Cidade. O lançamento do samba-enredo ocorreu cinco meses após o evento partidário, em agosto. Com a vitória neste ano, Aparecida se tornou tricampeã do Carnaval de Manaus (2020, 2023 e 2024). Em 2021 e 2022, por conta da pandemia de Covid-19, não houve disputa entre as escolas de samba na capital.

Rivais

David Almeida e Roberto Cidade têm se evitado desde outubro do ano passado, quando o presidente da Aleam decidiu apontar suas armas para o prefeito de Manaus e o atacar. A estratégia de Cidade é usar toda a munição para ganhar ainda mais destaque e viabilizar uma possível candidatura a prefeito com chances de disputar o segundo turno. Neste início de ano, Cidade leva vantagem sobre David, mas ainda é preciso crescer nas pesquisas, que são lideradas com folga pelo prefeito. Por enquanto, Cidade tem abertura no UB para se movimentar e fazer pré-campanha, mas ainda não conta com as bênçãos do governador, que está no comando do partido.

Estratégia

O senador Eduardo Braga (MDB) quer voltar a ter o comando da cidade de Presidente Figueiredo. O colégio eleitoral que possui 26.774 eleitores é comandado hoje por Patrícia Lopes, que foi eleita em 2020 pelo MDB, mas se filiou ao União Brasil em 2022 e deve disputar a reeleição com o apoio do governador, Wilson Lima. O plano de Braga é apoiar o secretário de limpeza pública de Manaus, Sabá Reis (Avante), para reconquistar o controle sobre o município. No último fim de semana, Sabá e outros secretários de David Almeida foram até a terra das cachoeiras para uma reunião em clima de pré-campanha.

Sereio

Depois de ‘esquecer’, durante as queimadas de 2023, que presidia a Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Kennedy Marques decidiu, no ano eleitoral, posar para fotos dentro de igarapés. O cenário escolhido desta vez foi o igarapé entre as avenidas Beira Rio e Beira Mar, no bairro Coroado, na zona Leste. Kenney ganha destaque em suas redes sociais por comover o público com o resgate de animais, mas desta vez não apareceu nenhum jacaré para que ele pudesse ganhar likes. Nas redes sociais, o público reagiu: “do nada querendo limpar um igarapé” e “meu voto não tem”. Vereador, talvez o público fique comovido com um mergulho nessa água cristalina.

Preparado

O deputado federal Pauderney Avelino (UB) disse, nesta segunda-feira (5), que retornou à Câmara federal como um soldado pronto para o trabalho. O anúncio, acompanhado de imagens do parlamentar na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, foi divulgado em suas redes sociais. Pauderney retornou a Brasília como deputado suplente na vaga de Fausto Jr. (UB), mas tem chances de ser efetivado em uma cadeira para chamar de sua, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha a cassação de Silas Câmara (Republicanos) aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Testes

Para evitar imprevistos com o uso do ponto digital de funcionários na abertura dos trabalhos legislativos em 2024 na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), aproveitou para testar as tecnologias do Legislativo municipal nesta segunda-feira (5). O retorno das atividades está marcado para esta terça (6). Em agosto de 2023, a tecnologia Face ID falhou em seu primeiro dia de registro da presença dos vereadores. Agora, Caio André quer garantias de que o ponto eletrônico irá funcionar amanhã e, assim, evitar uma crise entre a população, que desconfia que o sistema não vai inibir funcionários fantasmas no local.

Adeus, querido

Depois de 365098172628309 dias, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) dará um descanso para o ex-presidente Bolsonaro. Mas, ao que tudo indica, se dependesse apenas dele [Alberto], já se mudava de mala e cuia para a casa de Bolsonaro, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (5), Alberto Neto deixou a casa do ex-presidente para ir à reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Após cinco dias azucrinando a mente de Bolsonaro em busca de apoio, será se o ex-presidente foi vencido pela insistência e persistência de Alberto e o apoiará?

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI