Manaus, 23 de maio de 2024
×
Manaus, 23 de maio de 2024

Cenário

Com Simão fora da jogada, surge nome alternativo para a Prefeitura de Borba

Com o fim do mandato de Simão Peixoto, que está afastado do cargo, após denúncias de irregularidades, dois nomes surgem como alternativa para os eleitores.

Com Simão fora da jogada, surge nome alternativo para a Prefeitura de Borba

Porto do munícipio de Borba ( Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A chapa Simão Peixoto (PP) e Zé Pedro (PSD) pode ser desbancada de vez nas próximas eleições municipais de 2024, segundo pesquisa eleitoral do Instituto Perspectiva Mercado e Opinião, sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Borba. A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

Eleito em 2016, Simão Peixoto foi reconduzido ao cargo em 2020 – portanto – não pode se candidatar novamente.

Conforme o levantamento realizado na quarta-feira (12), o candidato Toco aparece em primeiro na pesquisa espontânea, com 9,8%. Em segundo, aparece Zé Pedro, com 9% das intenções de voto, que assumiu a prefeitura após o afastamento de Simão Peixoto.

Na pesquisa espontânea, os nomes dos possíveis candidatos não são divulgados para o eleitor escolher. Logo, 67,9% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.

Outros possíveis candidatos são: Careca Holanda – que aparece com 5,4% das intenções de voto; Nildo, com 0,4%; Bahia, com 0,8% e Toinho Cidade, com 0,5%. A pesquisa também apontou que 3,6% escolheram outros nomes que não estão na lista.

Pesquisa espontânea para a Prefeitura de Borba (Fonte: Perspectiva Mercado e Opinião/Divulgação)

Já na pesquisa estimulada, quando são ditos aos eleitores os nomes dos possíveis candidatos, a pesquisa mostra que Careca Holanda desbanca o remanescente da chapa vencedora de 2020, com 29,9% das intenções de voto, contra 23,2% de Zé Pedro, que foi vice do prefeito afastado Simão Peixoto – preso em maio deste ano, suspeito de chefiar organização criminosa. Peixoto foi solto no último sábado (15), após a Justiça Federal determinar a liberdade provisória com o uso de tornozeleira eletrônica.

Pesquisa estimulada (Fonte: Perspectiva/Divulgação)

Pesquisa estimulada (Fonte: Perspectiva/Divulgação)

Bem próximo do segundo nas intenções de voto, o possível candidato, Toco, surge como terceira alternativa dos eleitores de Borba, com 20,3% das intenções de voto; seguido bem lá atrás, Nildo, com 5,7%; Bahia, com 5,4%; Toinho Cidade, com 2,4%.

Deu BO

Um sargento da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) registrou um boletim de ocorrência por calúnia e difamação contra o prefeito afastado, após Simão Peixoto acusar o militar de agressão. Conforme o documento registrado do 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP), nesse domingo (16), “na sua liberação, o acusado teria afirmado falsamente que o declarante (policial) teria o arrastado pelo pátio da cadeia, lesionando-o, fato este inverídico”, relatou o policial.

No mesmo dia, Simão Peixoto também foi até a delegacia, onde também fez registro de um BO, acusando o policial de ter deslocado o ombro dele, após forçá-lo a levantar do chão. Simão disse que havia se ajoelhado para agradecer ao receber a notícia de que seria solto. O prefeito afastado disse que foi “arrastado pelo pátio da cadeia e também ofendido por palavras de baixo calão”, conforme relatou na delegacia.

LEIA MAIS: