Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Comissão da Câmara aprova lei que garante mais segurança às mulheres em bares

Comissão da Câmara aprova lei que garante  mais segurança às mulheres em bares

(Foto: Reprodução)

O Projeto de Lei (PL) 7.414/2017, que busca aumentar a segurança das mulheres em bares, restaurantes e casas de show, foi aprovado, nesta semana, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados. Ao defender o PL, a relatora do processo, deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), destacou que uma em cada três mulheres, no Brasil, já sofreu algum tipo de violência.

A proposta obriga restaurantes e bares a fixarem painéis com orientações para mulheres em situação de risco. E devem ser colocados nos banheiros femininos e em um local visível de todos os clientes, destacando, principalmente, o “Ligue 180”, que é o telefone central de atendimento à mulher. Para ir ao Senado, o projeto precisa de apenas mais uma aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.

(Foto: Reprodução)

“Tivemos, recentemente, o Mapa da Segurança Pública, que mostra que, infelizmente, nós ainda temos um índice crescente de violência contra a mulher. Foi por isso que a Câmara também produziu da Lei do Feminicídio, porque existem mulheres que são mortas simplesmente porque são mulheres”, apontou a deputada.

Estatísticas

Segundo o Atlas da Violência 2017, o Amazonas é o 4° estado do Brasil com maior homicídio de mulheres, trazendo informações de 2005 a 2015. Em relação à taxa de homicídios de mulheres negras, o Amazonas apresentou crescimento de 102,8% em dez anos, saindo de uma média de 3,2 a cada 100 mil habitantes para 6,4.

Conceição lembrou que, em Manaus, o índice de violência contra a mulher aumentou 17,4%, no ano passado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Entre os tipos de agressões mais frequentes está a ameaça.

Alerta

Para a parlamentar, a criação de mais mecanismos para garantir a segurança da mulher ajuda no alerta aos crimes. “Esse projeto de lei trata da possibilidade de a mulher ir a uma casa de show ou a um bar e se sentir segura, porque, em muitos momentos, a violência contra a mulher acontece em lugares onde ela poderia estar se divertindo. O novo mecanismo previsto no  projeto 7.414 deverá combater esse tipo de ameaça”, disse.

A empresária Juliana Karenina espera que a medida ajude a popularizar o serviço “Ligue 180”. “É bem comum, principalmente em shows, os homens já chegarem puxando as mulheres pelo cabelo, sem respeito nenhum. Sem saber se a mulher quer ou não quer, já chegam agarrando ou falam coisas desagradáveis que nos deixam tímidas. Isso é educação e policiamento mesmo. Se você está se sentindo constrangida, tem que chamar a polícia”.