Manaus (AM) – Há menos de 10 meses das eleições municipais na cidade de Manaus, a atuação dos parlamentares nas redes sociais tem se intensificado e o Instagram tem se tornado um verdadeiro termômetro para os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que irão à reeleição. Os vereadores usam a plataforma para se aproximar dos eleitores e alcançar o principal objetivo: votos.
O Portal AM1 analisou, entre os dias 19 a 22 de fevereiro, os perfis dos 41 vereadores da capital do Estado do Amazonas e identificou os 10 vereadores mais influentes nas redes sociais em número de seguidores e em taxa de engajamento.
Número de seguidores
Em números de seguidores, o vereador Capitão Carpê (Republicanos) é o mais seguido da Casa, com mais de 230 mil seguidores na plataforma, o parlamentar tem uma larga vantagem, tendo mais de 153 mil seguidores que o segundo colocado da lista.
Dione Carvalho (Sem partido) tem mais de 79 mil seguidores no Instagram, seguido de Rodrigo Guedes (Podemos), com mais de 63 mil seguidores em seu perfil. Os três parlamentares estão no topo da lista dos 10 com maior número de seguidores na plataforma.
Confira a lista dos 10 vereadores mais seguidos no Instagram:
1º – Capitão Carpê (Republicanos) com 232 mil seguidores
2º – Dione Carvalho (Sem partido) com 79,7 mil seguidores
3º – Rodrigo Guedes (Podemos) com 63,1 mil seguidores
4º – Eduardo Assis (Avante) com 43,2 mil seguidores
5º – Ivo Neto (PMB) com 36,3 mil seguidores
6º – Marcel Alexandre (Avante) com 29,7 mil seguidores
7º – Caio André (Podemos) com 29,2 mil seguidores
8º – Marcelo Serafim (PSB) com 28,6 mil seguidores
9º – Elan Alencar (DC) com 28,4 mil seguidores
10º – Kennedy Marques (PMN) com 26,7 mil seguidores
Seguidores e votos
A quantidade de seguidores, em qualquer uma das redes sociais, não reflete, necessariamente, garantia dos votos e apoio. As opiniões como o posicionamento ideológico, base de apoio, entrega de conteúdos, entre outras, podem influenciar esse número. Mas, quanto maior o número de seguidores, maior o alcance obtido pelo parlamentar.
Dos 10 vereadores mais seguidos nas redes sociais, cinco fazem oposição à gestão de David Almeida (Avante): Carpê; Guedes; Ivo; Serafim e Caio André somam juntos mais de 389,2 mil seguidores na plataforma.
Já os vereadores da base aliada ao prefeito, que são: Dione; Eduardo; Marcel; Elan e Kennedy somam, juntos, mais de 207 mil seguidores na rede social.
Taxa de engajamento
Um cálculo muito importante dentro das redes sociais, em geral, é a Taxa de Engajamento, que calcula o percentual de interação entre o produtor de conteúdo entre vereadores e os seguidores. Ter inúmeros seguidores não significa poder de alcance se a interação com o público foi abaixo da média.
Nesse caso, o cálculo serve para descobrir a média de engajamento total do perfil. Para isso, é feito uma média de postes por um período, soma-se todos eles e depois se divide pelo número total de publicações.
O Portal AM1 realizou uma análise com os 10 vereadores mais seguidos a fim de saber qual a taxa de engajamento dos seus perfis no Instagram, coletando as informações dos últimos 30 dias.
O vereador Capitão Carpê (Republicanos), parlamentar mais seguido na plataforma, possui apenas 1,22% de taxa de engajamento, portanto, tem perfil com taxa considerada abaixo da média.
O vereador Dione Carvalho (sem partido), segundo parlamentar com mais seguidores no Instagram, possui apenas 0,16% de taxa de engajamento; seu perfil também é classificado como abaixo da média.
Rodrigo Guedes (Podemos), parlamentar de oposição na CMM, tem 2,59% de taxa de engajamento, tendo seu perfil classificado como acima da média, de acordo com o filtro do Portal AM1.
Eduardo Assis (Avante), quarto vereador mais seguido, tem 1,49% de taxa de engajamento e seu perfil está abaixo da média para o porte de seu perfil.
Ivo Neto (PMB), quinto vereador mais seguido, alcançou 2,39% na taxa de engajamento, e seu perfil ficou abaixo da média para o número de seguidores que possui.
Marcel Alexandre (Avante), pastor e apóstolo, e um dos principais representantes da bancada evangélica, tem 1,04% de taxa de engajamento na plataforma, tendo sua classificação como abaixo da média.
Caio André (Podemos), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), possui apenas 1,42% de taxa de engajamento. O perfil do parlamentar, com quase 30 mil seguidores no Instagram, está abaixo da média, conforme os dados obtidos.
Marcelo Serafim (PSB) já soma quase 30 mil seguidores, mas obteve apenas 1,50% na taxa de engajamento e, segundo os números, seu perfil é considerado abaixo da média.
Elan Alencar (DC), parlamentar da base aliada ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), obteve 0,67% de taxa de engajamento, estando abaixo da média conforme a apuração e cálculos realizados.
Kennedy Marques (PMN), que é o décimo vereador mais seguido desta Legislatura, tem um percentual de 2,92% na taxa de engajamento e seu perfil está classificado como acima da média.
Apenas os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e Kennedy Marques (PMN) alcançaram médias positivas em seus perfis do Instagram – o que mostra uma boa aceitação e interação dos parlamentares com os seus seguidores na plataforma.
Menos seguidos no Instagram
Os vereadores com o menor número de seguidores na plataforma são: Wallace Oliveira (DC) com 2,5 mil seguidores; Samuel Monteiro (PL) com 5,2 mil seguidores; Márcio Tavares (Republicanos) com 5,9 mil seguidores; Peixoto (Agir) com 6,5 mil seguidores e Raulzinho (PSDB) com 7,4 mil seguidores.
Wallace, vereador da CMM menos seguido no Instagram, foi eleito em 2020 com 4.918 votos, ou seja, 50% dos eleitores do parlamentar não o seguem na rede social e nem acompanham o seu trabalho na plataforma.
Nova forma de fazer política
O Portal AM1 publicou uma matéria, no dia 16 de fevereiro, dizendo que as “redes sociais se tornaram um dos pilares da campanha política” e, após conversa com especialistas, o mundo virtual foi identificado com um dos fatores decisivos na hora do voto devido ao poder de influência que os parlamentares possuem nas redes.
Para o publicitário Márcio Lemos, especialista em marketing político, a presença virtual é importante, mas ela não altera o resultado nas eleições, mas pode, sim, influenciar o eleitor na hora de definir o seu voto.
“O virtual, o digital, é muito importante, mas não altera o resultado das eleições. Ele é um meio mais eficaz e rápido de se aproximar das pessoas, […] uma comunicação digital bem feita faz toda a diferença. Ela não muda o resultado, mas influencia na aceitação e, consequentemente, no efeito cascata que determina o voto”, disse.
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