Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Consumidores da AM Energia repudiam volta dos novos medidores: ‘contas acima de mil reais’

A retomada da instalação dos medidores foi autorizada pela Justiça no último dia 19

Consumidores da AM Energia repudiam volta dos novos medidores: ‘contas acima de mil reais’

(Foto: Divulgação)

MANAUS, AM – Após a Justiça liberar a instalação dos novos modelos de medidores da Amazonas Energia, a empresa ainda não sabe quais bairros devem começar a receber o serviço, mas boa parte da população manauara já demonstra insatisfação.

Entre as reclamações dos consumidores estão o medo de aumentar a conta e a poluição visual, conforme comentários nas redes sociais da própria empresa.

Veja:

A retomada da instalação dos medidores foi autorizada pela Justiça do Amazonas no último dia 19, tendo como base documentos do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), nos quais concluiu, após perícia, “não haver irregularidades, como atesto de validade do sistema”. 

Leia mais: AM Energia retoma instalação de medidores e clientes reclamam: ‘trabalhar para pagar vocês’

Desde de janeiro deste ano a empresa estava proibida de instalar os equipamentos. Na época, a decisão judicial chegou a afirmar que o novo modelo de medição da tarifa quebrava com o direito do consumidor de fiscalizar o próprio consumo. 

Em nota, nesta segunda-feira (23), a Amazonas Energia informou que está em “fase de elaboração do planejamento para retomada do Projeto SMC”. A concessionária também informpu que “para esta nova fase, a companhia fará uma  comunicação mais efetiva junto às localidades onde serão instalados os novos medidores, informando aos clientes antecipadamente, para assim, tirar quaisquer dúvidas da população”.

Veja a nota completa:

A Amazonas Energia informa que está em fase de elaboração do planejamento para retomada do Projeto SMC. Para esta nova fase, a companhia fará uma  comunicação mais efetiva junto às localidades onde serão instalados os novos medidores,  informando aos clientes antecipadamente, para assim, tirar quaisquer dúvidas da população. No dia, 21 de março, o órgão fiscalizador IPEM-AM emitiu nota afirmando que os novos medidores inteligentes foram monitorados, não havendo irregularidades nas amostras periciadas. Após a comprovação do IPEM-AM que não houve irregularidades nos novos medidores inteligentes, e com o despacho da liminar, são resultados que comprovam que o novo sistema de medição inteligente (SMC) é apropriado e correto, confirmando que a Amazonas Energia trabalha de forma séria, respeitando as leis, utilizando aparelhos homologados e periciados pelo INMETRO e que a instalação do SMC não aumenta o consumo de energia e só traz vantagens para quem paga a conta de energia corretamente.