Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Política

Críticas de Tebet sobre incentivos à ZFM repercutem negativamente no AM

Um dia após a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, criticar o modelo de incentivos fiscais destinados à ZFM, políticos do Amazonas repercutiram a fala da emedebista nas redes sociais

Críticas de Tebet sobre incentivos à ZFM repercutem negativamente no AM

Foto: Banco de Imagens da Câmara dos Deputados/ divulgação

Brasília (DF) – Um dia após a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), criticar o modelo de incentivos fiscais destinados à Zona Franca de Manaus, em audiência sobre o sistema tributário, na Câmara dos Deputados, políticos do Amazonas repercutiram a fala da emedebista nas redes sociais ao longo desta quarta-feira (5).

Entre os críticos de plantão está o deputado federal e membro do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara, Saullo Vianna (UB), que faltou à audiência sobre o sistema tributário com a ministra.

Nas redes sociais, ele afirmou que Tebet se equivocou completamente em seu pronunciamento sobre os incentivos fiscais, principalmente quando diz que “tiveram utilidade por um tempo”, o que, segundo ele, “mostra que seu conhecimento sobre o assunto é tão pequeno quanto sua votação para presidente”.

Saullo Vianna, com os demais membros do Amazonas, não estiveram presentes durante a fala de Tebet sobre os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. Somente uma hora depois, Adail Filho (Republicanos) registrou presença, entretanto, não usou seu direito de fala para defender o modelo econômico.

Logo após a audiência, o parlamentar chegou a divulgar um vídeo sobre a importância da Zona Franca de Manaus, mas sequer rebateu os ataques de Tebet.

Já Sidney Leite (PSD), terceiro amazonense que compõe o GT na Câmara, não se pronunciou sobre o ocorrido, e, como divulgado ontem (4), pela reportagem, chegou inclusive a conceder entrevistas em Manaus.

Cadê os deputados?

Nas redes sociais, o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, compartilhou o material divulgado pelo Amazonas1 e criticou a ausência dos parlamentares amazonenses durante o pronunciamento da ministra.

A publicação incomodou o deputado federal Saullo Vianna, que foi um dos “faltões”. Em resposta, Saullo Vianna declarou que Menezes teve a oportunidade de fazer muito pela Zona Franca de Manaus quando esteve na condição de superintendente da Suframa, mas, em vez disso, se colocou contra os amazonenses por “oportunismo eleitoral”.

O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que apoiou Lula nas últimas eleições presidenciais, também divulgou em suas redes sociais que, apesar de ter “muito respeito pela ministra Simone Tebet”, ela “erra quando ataca a ZFM”.

Assessoria de Tebet incomodada

Ainda na manhã desta quarta-feira (4), a assessoria de comunicação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), entrou em contato com a reportagem para questionar o material divulgado e escrito pela jornalista Wal Lima.

Na ocasião, ela chegou afirmar que a ministra não havia criticado o modelo Zona Franca de Manaus, porém, após apresentação de vídeo da própria ministra falando ser a favor de repasses iguais para estados e municípios, colocou fim em seus questionamentos.

A reportagem ainda abriu espaço para que a ministra pudesse falar seus planos para a economia amazonense, entretanto, não obteve retorno.

LEIA MAIS: