Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

‘É possível construir uma proposta para preservar a Zona Franca’, afirma Alckmin

Geraldo Alckmin participou da 308º Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Manaus

‘É possível construir uma proposta para preservar a Zona Franca’, afirma Alckmin

Vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio em Manaus (Foto: Repodução)

MANAUS (AM)  – Em visita a Manaus, nesta sexta-feira (24), o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, defendeu, de forma vaga, a manutenção da Zona Franca de Manaus e novos investimentos em pesquisa no Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA).

“Objetivo [da reforma tributária] é simplificar e exportar mais. É possível construir uma proposta para preservar a Zona Franca de Manaus, que ela possa permanecer, ter mais capilaridade. […] Essa é a determinação do presidente Lula ” afirmou Alckmin.

Contudo, o vice-presidente, explicou qual será a proposta defendida pelo governo no texto que tramita no Congresso.

Ainda segundo Alckmin, a melhor forma de fortalecer a Suframa é o Centro de Biotecnologia. Considerado “elefante branco” nos últimos anos, o CBA teve poucos avanços durante o governo Bolsonaro e está atuando com menos de 10% da capacidade.

“O caminho é fazer pesquisa, criar patente, mas depois virar indústria, depois virar produto, gerar emprego para a região. […] A Zona Franca de Manaus e do Brasil porque ela vai repercutir positivamente no Brasil inteiro”, concluiu Alckmin.

Agora, o vice-presidente afirmou que próxima semana será oficializada a Organização Social (OS) que vai gerir o CBA, medida importante para conclusão da identidade jurídica do órgão. O centro terá o apoio três instituições: a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma fundação da UEA e o Instituo de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

“Queremos dizer, daqui a quatro anos, se Deus quiser: ‘fizemos a diferença com a Suframa, com o Centro de Biotecnologia em benefício da Amazônia’. Temos certeza que vamos fazer mais e fazer melhor”, disse o vice-presidente.

Mais investimentos

Geraldo Alckmin participou da 308º Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado do governador Wilson Lima, do prefeito da capital, David Almeida, deputados federais, entre outras autoridades.

Na pauta da reunião está prevista a avaliação, pelos membros do CAS, de 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos totais de cerca de R$ 1,5 bilhão e a geração de mais de 1.500 novos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ao vice-presidente, Wilson Lima pediu apoio do governo federal para considerar as diferenças do modelo econômico da região e frisou seu aspecto singular.

“Não existe nenhum modelo, de curto e médio prazo que possa substituir a Zona Franca de Manaus”, disse Wilson Lima.

LEIA MAIS: