Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Coluna AM1

Crítico do PT, Silas surge como 02 de Omar nas reuniões com ministros de Lula

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (22). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Crítico do PT, Silas surge como 02 de Omar nas reuniões com ministros de Lula

Virou casaca?

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos), crítico ferrenho do Partido dos Trabalhadores (PT) e também do presidente Lula, está cada vez mais presente nas agendas de reuniões do governo federal. Ele, inclusive, participa de reuniões a sós e a portas fechadas com ministros de Lula. Daqui a uns dias, é bem capaz de ele aparecer juntinho de Lula. Não duvidem, na política tudo é possível.

Portas fechadas

Nesta quarta (22), o presidente da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional fez questão de revelar, em suas redes sociais, que participou de uma audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Segundo o próprio deputado, ele estava representando o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o senador Omar Aziz (PSD) – líder da bancada amazonense no Congresso Nacional.

02

Questionado pelo Portal AM1 se Silas é uma espécie de vice-líder da bancada, Omar Aziz disse que não considera bem assim. O senador diz que é comum pedir a outros parlamentares que o represente em reuniões.

Mal visto

No entanto, esse tipo de encontro, para Silas, não é estimado entre seu eleitorado de direita e conservador. Nas redes sociais, o político tem sido pressionado por conta da aproximação com o governo petista. “Olha o nível desse ‘evangélico’, entre aspas”, disparou um internauta no post da foto, no Instagram, em que Silas aparece ao lado de Alckmin.

Oposição velada

Apesar de se reeleger com o discurso de oposição às pautas do governo Lula, Silas procura agir às escuras para se manter confortável em qualquer que seja o governo (direita ou esquerda). Com o lema de: “Não sou amigo de Lula, nem da esquerda, mas estou aberto ao diálogo”, é que Silas vem comendo pelas beiradas. Mas, é só a eleição se aproximar, que o político se transforma. Seria Silas um lobo em pele de cordeiro?

Carta na manga

Para mostrar ao governador e à oposição que sua imagem não está tão ruim na fita, o prefeito de Manaus, que teve empréstimo negado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), colheu bons frutos em Brasília, ou como diz o caboclo, conseguiu a “bufunfa” (dinheiro) que tanto procura para, segundo ele, investir na infraestrutura da cidade. Parte dos recursos deve vir de emendas da bancada federal, segundo anunciou o prefeito e o senador Omar Aziz.

Apoio da maioria

Apesar de acumular duas derrotas seguidas na CMM em menos de 15 dias, o prefeito, agora, ostenta que tem o apoio da maioria da bancada federal. Ele fez questão de destacar que Manaus nunca teve tanto apoio por parte de uma bancada como agora. Segundo o próprio prefeito, os três senadores e seis, dos oito deputados, decidiram destinar recursos para sua gestão.

Racha

Apesar de não citar nominalmente os deputados, ao que tudo indica, os dois deputados que não devem destinar recursos para David possivelmente são Saullo Vianna e Fausto Jr., ambos do União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima. Caso isso se concretize nos próximos dias, é mais uma demonstração de que, embora tentem manter as aparências em frente às câmaras, Wilson e David estão em pé de guerra, com o governador tendo a CMM como um dos lados dessa batalha.

Leve-me

Agora, tentando mudar o foco, o secretário de Infraestrutura, Renato Jr., mais uma vez, viajou com o prefeito até a capital federal. A impressão que eu tenho é que esse homem vai mais vezes a Brasília do que os próprios integrantes da bancada federal. Se a eleição federal ocorre no ano que vem, eu apostaria que ele estaria fazendo tudo isso de olho em uma cadeira lá. Mas a gente sabe que o sonho dele é sentar numa cadeira na CMM. O ruim é se ele não vencer a eleição, vai ter que perder o gosto pelas viagens, afinal, quem vai pagar?

Carona

Quem também pegou carona desta vez foi o titular da nova secretaria de Habitação, Jesus Alves (MDB), braço direito de Braga na gestão de David. “Estamos juntos lutando pelo nosso povo”. A declaração é de Jesus Alves, mas soa como se fosse dita pelo próprio Braga – a prova de que esta coluna nunca esteve errada ao demonstrar que David e Braga caminham juntos em lado oposto ao de Wilson Lima.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI