Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Dan Câmara diz que ‘intervenção divina’ fez diminuir queimadas no AM

O deputado estadual ainda criticou os agentes enviados pelo governo federal para combater queimadas no Amazonas, alegando que eles não são capazes de "fazer frente a um foco de incêndio".

Dan Câmara diz que ‘intervenção divina’ fez diminuir queimadas no AM

Dan Câmara (Foto: Divulgação Aleam)

Manaus (AM) – Um dia após o governo estadual divulgar que houve a redução de focos de calor na Região Metropolitana de Manaus, o deputado Comandante Dan Câmara (Podemos) disse, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que a diminuição é graças “à brigada do céu divina”.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), informou nessa terça-feira (17) que a redução veio após o reforço no efetivo para combater as queimadas, mas também atribuiu parte da diminuição às chuvas que caíram nos últimos dias.

Dan, por usa vez, atribuiu a redução das queimadas no Amazonas, exclusivamente, à “intervenção divina”, desconsiderando a contribuição dos agentes enviados pelo governo federal para combater os incêndios recorrentes no estado.

“Graças a Deus e à brigada do céu divina, que permitiu que chuvas caíssem para ajudar a conter essas queimadas e focos de incêndios. Graças à intervenção divina. Não foi por causa de medidas eficientes ou efetivas que nós estamos vivenciando um ar melhor para respirar”, ressaltou o deputado.

O pronunciamento foi dado durante o grande expediente da reunião extraordinária da Casa. Na ocasião, o deputado também criticou a falta de um grande efetivo na segurança pública  – afirmando que os que têm não são suficientes para atender às necessidades do estado.

Dan continuou as críticas alegando que os agentes que atuam nas cidades mais afetadas pelos incêndios não são capazes de “fazer frente a um foco de incêndio”.

“Porque se dependesse dos 60 homens ou 100 homens que não são capazes sequer de fazer frente a um foco de incêndio ou às aeronaves que vieram para cá…”, ironizou o deputado, ressaltando que “essas medidas precisam ser revistas para que se tenha efetividade nas ações”, concluiu.

Balanço

Segundo o boletim divulgado pelo governo, nessa terça-feira, já são 59 municípios em situação de emergência e um em alerta, afetando 138 mil famílias, aproximadamente 557 mil pessoas.

Além disso, o balanço sobre a redução dos focos de calor mostra que, entre os dias 8 e 10 de outubro, foram registrados, só na Região Metropolitana de Manaus, 415 focos de calor – ocorrências que caíram para 28 entre os dias 11 e 15 deste mês.

 

LEIA MAIS: