Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Coluna AM1

Seca de 2023 é a maior da história no AM e ‘não há o que comemorar’

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (16). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Seca de 2023 é a maior da história no AM e ‘não há o que comemorar’

Sem queima de fogos, por favor

Hoje, o rio Negro mediu 13,59 metros e superou a marca histórica de 13,63 metros (2010) – até então da maior seca que o Amazonas havia registrado. Em todo o Estado, são 50 municípios em situação de emergência, 10 em alerta e apenas dois em normalidade. São mais de 112 mil famílias afetadas, ou 451 mil pessoas atingidas. Esperamos que essa marca histórica não seja comemorada com fogos de artifício, como ocorreu em 2021 quando a Prefeitura de Manaus fez uma queima de fogos para comemorar a cheia recorde.

Em clima de rivalidade

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estão disputando quem vai limpar primeiro a orla do São Raimundo, onde está localizado o Parque Rio Negro. Amom convoca seguidores pelas redes sociais e até panfletou na Arena da Amazônia, em dia de jogo do Amazonas FC, convidando a população para se juntar a ele em um mutirão para retirada de lixo do rio Negro.

Cobrança

Amom disse que, na manhã desta segunda (16), em reunião da Suframa, cobrou o prefeito sobre a realização correta da limpeza do rio Negro e igarapés na cidade. Na ocasião, Amom disse que o prefeito teria reconhecido o “erro” de sua gestão e se comprometeu em realizar a ação de limpeza na área.

Primeiras-damas

Enquanto Amom panfletava em frente à Arena da Amazônia, no último domingo (15), David aproveitou para assistir à partida entre Amazonas FC e Brusque (SC). Outro mandatário que também esteve no estádio foi Wilson Lima (UB), acompanhado da esposa e primeira-dama do estado, Taiana Lima. Assim como Wilson, David também estava acompanhado da noiva, a jovem Izabelle Fontenelle. Essa é a primeira vez que os dois políticos vão ao mesmo evento acompanhados das amadas. Pelo visto, as primeiras-damas provam que futebol também é coisa de mulher.

Distantes

Wilson e David mais uma vez estiveram no mesmo local, porém em ambientes separados. Em camarotes distintos, os dois aumentam ainda mais os rumores de que estão cada vez mais distantes. Essa não é a primeira vez que os mandatários se evitam na Arena da Amazônia. No último dia 7, no jogo que garantiu o acesso do Amazonas FC à Série B do Brasileirão, os dois também estavam no estádio, mas evitaram encontro e nem se quer foram fotografados próximos um do outro.

Liderança

A pouco menos de um ano das Eleições 2024, uma nova pesquisa do Instituto Projeta mostra David consolidado na liderança, com intenção de voto crescente: 22,45% na espontânea e 37,22% na estimulada. E a aprovação da administração pela população chega ao pico de 80%.

Apoio federal

O governo federal começou a abrir a mão para ajudar o Governo do Amazonas e as prefeituras no combate à seca e à estiagem. Nessa segunda, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou o repasse de R$ 233 milhões destinados à saúde do estado. Wilson disse que a parceria entre os governos é fundamental para reforçar assistência à população que, além da seca e da estiagem, também sofre com as queimadas na floresta.

Alfinetando

O líder da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD), aproveitou a notícia do repasse milionário ao estado para dizer que agora o Brasil e o Amazonas tem um presidente da República com sensibilidade para cuidar das pessoas nessa situação.

Impactos no PIM

A seca já dá sinais de que a produção da Zona Franca de Manaus poderá sofrer impactos econômicos. Conforme apurou esta coluna, alguns trabalhadores da Yamaha ganharam folga essa semana. Na próxima quinta (19), uma reunião na empresa deve avaliar os impactos da falta de insumos nas fábricas do Distrito. Na data, a empresa deve decidir sobre conceder férias coletivas ou anunciar demissão de parte de seus funcionários. Procurada pelo Portal AM1, a Yamaha negou que tais medidas estejam sendo estudadas pela empresa.

Abandono

A Arena da Amazônia foi alvo de uma enxurrada nas últimas horas, mas não de água e sim de críticas. Os amazonenses estão detonando a situação do gramado do estádio e alertando para o abandono do local, que será a casa do Amazonas FC na Série B do futebol profissional de 2024. O último jogo da equipe amazonense, no último domingo, terminou em 0x0. O placar foi o suficiente para os torcedores alegarem que as condições do gramado influenciou no resultado “sem gols” e com muitas jogadas “atrapalhadas”. Era mais fácil colocar a bola para rolar no barro.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI