Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

David Almeida vai à PF denunciar ataque hacker nas redes sociais

No áudio atribuído a David, os professores são xingados de “vagabundos” por exigirem dinheiro de "mão beijada”, fazendo referência ao repasse do Fundeb.

David Almeida vai à PF denunciar ataque hacker nas redes sociais

(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) foi, nesta sexta-feira (22), até a Polícia Federal (PF) para registrar denúncia de “ataque hacker”. Segundo o gestor municipal, circula nas redes sociais um áudio manipulado, contendo sua voz xingando professores da rede municipal de ensino.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito afirmou que já conseguiu identificar os responsáveis por compartilhar o áudio, que teria sido feito por meio de Inteligência Artificial (IA), simulando a voz de David Almeida.

(David sendo recebido pelo Humberto Ramos/ Foto: Hector MS Silva/ Portal AM1)

No áudio, os professores são xingados de “vagabundos” por exigirem dinheiro de “mão beijada”, fazendo referência ao pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Eu saio daqui e vou direto na delegacia registar o boletim de ocorrência para que a gente possa matar o mal pela raiz. Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está passivo de punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou, agora, formalizar”, afirmou.

David disse que passou a madrugada tentando encontrar os autores para divulgar os nomes dos que estão por trás do ataque, que pode render durante a campanha municipal de 2024.

“Eu só queria falar de eleição após o Carnaval, mas anteciparam muito o processo eleitoral e fui vítima de vários ataques”, disse.