Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

David pretende diminuir 10% de gasto em limpeza com coleta seletiva

Após citar investimentos nas áreas de educação, transporte e saúde, David disse que iniciará uma grande campanha de coleta seletiva, envolvendo toda a população.

David pretende diminuir 10% de gasto em limpeza com coleta seletiva

(Foto: Semusp)

Manaus (AM) – Sem revelar se existe algum projeto para o crescente descarte incorreto de lixo na capital do Amazonas, o prefeito David Almeida (Avante) disse, nessa terça-feira (2), que pretende reduzir 10% da despesa com limpeza pública do município. A declaração foi durante uma live nas redes sociais em que David fez um balanço das atividades de 2023.

Após citar investimentos nas áreas de educação, transporte e saúde, David disse que iniciará uma grande campanha de coleta seletiva, envolvendo toda a população. “Conscientizando as pessoas para a destinação correta dos resíduos sólidos, economizaremos recursos que podem até servir para a construção, por exemplo, de um novo viaduto”.

Toneladas de lixo descartadas de forma errada vão parar nos rios e igarapés de Manaus. Conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), em junho de 2021, foram coletadas 1.010 toneladas de lixo dos igarapés, onde, um dia, já foram locais de passeio para as famílias manauaras. Em junho 2022, a cidade dobrou a quantidade, atingindo a triste marca de 2.537 toneladas — um aumento de 151%.

Desassoreamento

Outro problema é o assoreamento, que é acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo dos igarapés, causado pela ausência de vegetação nas margens dos canais. Conforme David, uma parceria com o governo federal no valor inicial de R$ 30 milhões já está sendo investido em obras de desassoreamento e a despesa no valor de R$ 400 milhões em 2023, para a coleta de lixo na cidade, sobretudo, dentro dos igarapés.

LEIA MAIS: