Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

David Reis defende viagem de David Almeida à Espanha: ‘não há o que discutir, matéria vencida’

David Reis defende viagem de David Almeida à Espanha: ‘não há o que discutir, matéria vencida’

Fotos: Divulgação| CMM

MANAUS – “Não há o que discutir, matéria vencida” foi a resposta do presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), ao vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) que apresentou relatório à Mesa, no qual exige que os gastos do prefeito de Manaus e sua comitiva na viagem a Barcelona, na Espanha, sejam divulgados pela prefeitura.

Leia mais: Sob críticas em Manaus, David Almeida corre e vibra em Barcelona: ‘sensação de muita felicidade’

Durante a votação dos projetos na Câmara municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (9), o vereador Rodrigo Guedes solicitou à Casa parlamentar que os gastos e a quantidade de pessoas que acompanharam o prefeito David Almeida na maratona de domingo (8) sejam transparentes. Até o momento, somente o nome de dois servidores constam como autorizados no Diário Oficial do Município (DOM). E nem mesmo as despesas do prefeito foram informadas.

Outro questionamento do parlamentar, é referente ao número de dias de afastamento e ainda se todas as despesas com hospedagem, alimentação, internet, além das passagens de avião, e outras despesas, estão saindo dos cofres da prefeitura, portanto, pago com o dinheiro público.

Leia mais: Em Barcelona, David ignora seguidores e mostra belezas da Espanha: ‘tirando onda e Manaus só buracos’

Porém, assim que o requerimento foi apresentado e lido, o líder do prefeito, o vereador Marcelo Serafim (Avante), se manifestou dizendo que os gastos seriam informados em “tempo oportuno”, pois as despesas ainda não tinham sido fechadas.

Foto: Divulgação/CMM

“Não estou pedindo nada de mais. São perguntas simples e a resposta da prefeitura, inclusive, pode ser, ainda não temos esses dados porque ainda não foram fechados, mas serão apresentados. É muito simples. Depois nós procuramos novamente essas informações”.

Guedes destacou ainda que o líder do prefeito não pode falar pela prefeitura, que o seu papel é fazer as tratativas políticas de interesse da prefeitura. “A Câmara não pode derrubar e deixar de encaminhar uma pauta referente a uma informação que precisa ser transparente e divulgada só porque o líder do prefeito diz que ainda não tem tudo fechado”, defendeu Guedes.

“A própria constituição diz que somos poderes harmônicos, porém, independentes entre si. E a prefeitura com tantos servidores não tem como responder a isso?, rebateu Guedes, que mais uma vez questionou o posicionamento do vereador Marcelo Serafim.

Marcelo Serafim se defendeu afirmando que todas as despesas serão disponibilizadas, porém, naquele momento, era “impossível”, uma vez que dependia da organização do evento estrangeiro.

“Não há como aprovar o requerimento agora, pois a prefeitura não tem como cumprir o prazo que é de 15 dias. Pois parte das informações dependem da organização em Barcelona. Mas, as informações serão disponibilizadas, por meio de notas fiscais” disse o vereador Marcelo Serafim, que após novas alegações de Guedes pediu vistas do requerimento de Guedes.

Foi então que David Reis, interrompeu, dizendo que uma vez que o vereador Marcelo Serafim havia solicitado vistas “não há mais nem o que discutir, é pauta vencida”