Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Coluna AM1

De casamento marcado, Menezes dá sinal de que pode trocar Alberto Neto por Roberto Cidade

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (19) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

De casamento marcado, Menezes dá sinal de que pode trocar Alberto Neto por Roberto Cidade

Relação estremecida?

Coronel Menezes (PL) chamou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) de Judas, em 2023, após o parlamentar ter votado contra os interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Congresso Nacional. Em 2024, os dois parecem ter dado uma trégua na guerra pelo “amor de Bolsonaro” e agora ensaiam até um casamento, tendo o ex-presidente como juiz de paz. Porém, no último fim de semana, foi a vez de Menezes balançar os bastidores da política ao aparecer, de surpresa, na festa de posse de Roberto Cidade como presidente do diretório municipal do União Brasil (UB).

Dormindo com o inimigo

A festa, ocorrida na manhã do último sábado (16), na quadra da escola de samba Aparecida, zona Sul de Manaus, reuniu diversas autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, tanto da capital quanto do interior. Todos ficaram surpresos quando Coronel Menezes (PL) e sua filha, a deputada estadual Débora Menezes (PL), apareceram no palco da festa com sorrisos de orelha a orelha. Seria esse um sinal de traição de Menezes no pré-casamento com Alberto Neto? Menezes agora quer o posto de traidor e ficar conhecido como Judas?

Tentativa de sobrevivência

O comportamento de Menezes pode, de fato, ser visto por alguns, nos bastidores da política, como uma forma de tentativa de sobrevivência nas Eleições de 2024. Isso porque no PL, onde o coronel esperava sair como cabeça de chapa, por enquanto está garantido apenas como pré-candidato a vice-prefeito, e olhe lá, porque há rumores de que ele pode nem entrar para a disputa, pois vive dizendo aos quatro cantos que o presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, estaria tramando um apoio ao prefeito David Almeida (Avante). E se isso ocorrer, David mata dois coelhos (Alberto e Menezes) numa cajadada só.

Por quê?

Por que Coronel Menezes pode ganhar fama de Judas? Com tanto local para ir num sábado, o compadre de Bolsonaro achou de ir parar logo na festa convocada pelo deputado estadual Roberto Cidade? Uma festa em clima de pré-campanha eleitoral a prefeito de Manaus, onde o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) escancarou aos quatro cantos que está preparado para disputar o cargo com o apoio do grande grupo político que está se tornando o União Brasil (UB) sob o comando do governador Wilson Lima.

Investidas

A verdade é apenas uma: Coronel Menezes quer disputar a eleição de qualquer jeito, nem que para isso ele tenha que se filiar ao União Brasil (UB) ou até outro partido para sair como possível candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Roberto Cidade (UB). Como carta na manga, o compadre de Bolsonaro já demonstra ter conversas com ao menos cinco partidos. Pelo visto, anda atirando para todo lado, pois já flertou até com outro pré-candidato, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).

Confronto

De casa nova e já se apresentando como pré-candidato a prefeito de Manaus, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza 33) decidiu mirar sua artilharia no também pré-candidato Amom Mandel (Cidadania), que vem ganhando fama de querer abandonar mandatos. Wilker diz que Amom está querendo crescer em cima da pauta de pessoas com TEA, só porque está no ano da eleição, mas nunca se pronunciou sobre as ações do Governo do Amazonas sobre o tema. Para o deputado estadual, uma causa tão sensível não pode ser usada em momentos oportunos.

Apoio

Depois de um jejum de quatro anos e diversas tentativas e apelos pelo apoio de Bolsonaro, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) conseguiu o que tanto almejava: o apoio do ex-presidente na disputa pela Prefeitura de Manaus. O vídeo com a declaração de Bolsonaro foi gravado em Brasília, na companhia de Alberto Neto e também do presidente estadual da sigla no Amazonas, Alfredo Nascimento, e acabou divulgado no início da noite desta terça-feira (19) nas redes sociais do deputado federal. Agora, Alberto Neto pode respirar um pouco mais aliviado até a convenção partidária que deve o confirmar na disputa pela cadeira de prefeito. Resta saber se Coronel Menezes continuará na chapa puro-sangue como candidato a vice ou se vai migrar para o time comandado pelo governador Wilson Lima, com quem estava em clima de festa no último sábado (16).

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI