Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Coluna AM1

De ex-aliados a bolsonaristas: ceia de Braga é um ensaio do MDB para 2024

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (29). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

De ex-aliados a bolsonaristas: ceia de Braga é um ensaio do MDB para 2024

Ensaio

A confraternização do senador Eduardo Braga (MDB), que reuniu mais de 30 prefeitos, deputados, amigos e diversas personalidades políticas na última quinta-feira (28), já causa uma certa movimentação nos bastidores da política local e acende a chama de possíveis mudanças na composição do MDB e do UB para as eleições de 2024.

Santa Ceia

A frase: “se você não pode vencer o seu inimigo, junte-se a ele” nunca fez tanto sentido para a política amazonense nas últimas horas. E seguindo essa estratégia, Braga mostrou que não brinca em serviço e conseguiu reunir, em sua confraternização, aliados do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Nomes que lhe viraram as costas em 2022, hoje, comem da sua refeição em uma ceia. É como diz a passagem bíblica: “se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. (Romanos 12:20).

Esperto

Esperto é o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (UB), que foi filar boia nas confraternizações de Wilson, antes do Natal, e de Braga, antes do Réveillon. É aquele velho ditado: “quem tem dois, tem um. E quem tem um, não tem nenhum”. Não é à toa que o homem conseguiu o comando da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) pela segunda vez (2005 a 2008) e (2023).

Alimentando o inimigo

Curioso é que Anderson é considerado um dos nomes de confiança de Wilson, que é adversário político direto de Braga. Além da briga nas urnas nas eleições de 2022, o governador e o senador também duelaram pelo comando da AAM em 2020, mas Anderson – com o apoio de Wilson – levou a melhor em cima de Jair Souto (MDB), prefeito de Manaquiri e apoiado por Braga.

Fazendo escola

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, também é outra que tá aprendendo com Anderson como é agradar a todos e participou das duas confraternizações. Curioso é que, no ano passado, Patrícia deixou o MDB para cortejar Wilson no UB e isso, inclusive, ocorreu num momento delicado no qual Braga tanto precisava de apoio para concorrer ao governo. Será que, agora, Patrícia retorna à sua antiga casa? Pelo visto, Braga não guardou mágoas, pois ele a chamou para a confraternização.

Desconforto

Augusto Ferraz (UB), que é prefeito de Iranduba e caminhou com Wilson na última eleição, estava na mesa diretiva da confraternização de Braga. De olho na reeleição, Augusto deve acreditar que o apoio do senador pode lhe render mais votos. Bolsonarista de carteirinha, Ferraz pode gerar desconforto entre o seu eleitorado de direita, já que o emedebista é próximo de Lula (PT) e da esquerda.

Comendo pelas beiradas

Outro que dá sinais de que está virando casaca é o deputado federal Saullo Vianna (UB). Na semana passada, estava cumprindo agenda com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que, nos bastidores, vive a tensão de um possível racha com Wilson. Agora, o deputado participa ao lado de David da confraternização de Braga. Assim como Anderson, Saullo rejeitou Braga e preferiu apoiar Wilson em 2022. Sobre o evento, Saullo pontuou: “momentos como esse são fundamentais para fortalecer laços e construir parcerias que beneficiem nosso estado”.

Sem sigilo

Pensavam que havíamos esquecido dele? Negativo. Quem também se fez presente em carne e osso na confraternização foi o prefeito David Almeida, que fez questão de divulgar a presença em suas redes sociais com as fotos ao lado do senador emedebista. Ao contrário de Saullo Vianna, Augusto Ferraz, Patrícia Lopes e Anderson Sousa, David não esconde que caminha ao lado de Braga rumo à possível reeleição no ano que vem.

Poder de fogo

A confraternização de Braga pode ser um aviso a Wilson Lima para o que está por vir em 2024; afinal, o evento conseguiu reunir mais de 30 prefeitos, segundo destacou o próprio presidente da AAM. Pelo visto, o MDB, partido de Braga, quer voltar a brilhar nas urnas e aumentar o número de prefeitos nas próximas eleições e, assim, enfraquecer o UB que, com as articulações políticas de Wilson na última eleição, conseguiu a filiação de 41 prefeitos.

Pronta resposta

“Não esperem que o crime nos receba com flores; mas que eles saibam, que atirou pra matar, vai levar tiro pra morrer. Os nossos profissionais não irão sair de casa pra depois serem velados”. As palavras são do secretário estadual de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, sobre o ataque a tiros a uma viatura no bairro Compensa, ontem. Três suspeitos já foram presos.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI